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http://hdl.handle.net/1843/73420
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Henrique Rodrigues Leroy | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3180371724022378 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Elzimar Goettenauer de Marins Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Glenda Cristina Valim de Melo | pt_BR |
dc.creator | Daniel Alves de Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5234504959238663 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T14:43:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T14:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73420 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta um projeto de educação linguística ampliada e letramento racial crítico, que foi aplicado em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Aníbal Machado, localizada em Sabará/MG, tendo o pretuguês/mineirês como objeto de estudo. Teoricamente, utilizou o conceito de língua-cultura performada com base nos estudos translíngues (Leroy, 2021, 2022, 2023), (hooks, 2017); o pretuguês/mineirês: uma variedade africanizada da língua (Gonzalez, 1984), (Castro, 1983, 2005), (Queiroz, 2018, 2019); as hierarquizações linguísticas (Pinto, 2018); a relação entre língua e ensino de português no Brasil (Bunzen, 2011); o letramento racial crítico (Ferreira, 2022) e a educação linguística ampliada (Cavalcanti, 2013). A metodologia consistiu na aplicação de um projeto de educação linguística ampliada e na promoção do letramento racial crítico utilizando atividades e textos do livro didático “Se liga na língua”, escrito por Cristiane Siniscalchi e Wilton Ormundo (2020), e o filme O contador de histórias. Os resultados obtidos foram a ampliação da compreensão sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena, bem como uma maior sensibilidade para questões de raça e racismo. Além disso, os alunos também ampliaram suas competências linguísticas, sendo capazes de produzir textos mais fluentes e criativos, assim como compreender e analisar textos com mais profundidade, desenvolvendo o pensamento crítico e a reflexão sobre os fatores sociais, culturais e raciais que influenciam o uso da língua-cultura. Os resultados deste estudo também indicam que projetos de educação linguística ampliada e de letramento racial crítico são ferramenta eficaz para promover a igualdade racial e a justiça social, auxiliando no combate ao racismo e na criação de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | projeto de educação linguística ampliada | pt_BR |
dc.subject | letramento racial crítico | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem e cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Negros – Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura afro-brasileira – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Um dengo na língua: o pretuguês em sala de aula de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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