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dc.contributor.advisor1Henrique Rodrigues Leroypt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180371724022378pt_BR
dc.contributor.referee1Elzimar Goettenauer de Marins Costapt_BR
dc.contributor.referee2Glenda Cristina Valim de Melopt_BR
dc.creatorDaniel Alves de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234504959238663pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T14:43:59Z-
dc.date.available2024-08-08T14:43:59Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73420-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um projeto de educação linguística ampliada e letramento racial crítico, que foi aplicado em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Aníbal Machado, localizada em Sabará/MG, tendo o pretuguês/mineirês como objeto de estudo. Teoricamente, utilizou o conceito de língua-cultura performada com base nos estudos translíngues (Leroy, 2021, 2022, 2023), (hooks, 2017); o pretuguês/mineirês: uma variedade africanizada da língua (Gonzalez, 1984), (Castro, 1983, 2005), (Queiroz, 2018, 2019); as hierarquizações linguísticas (Pinto, 2018); a relação entre língua e ensino de português no Brasil (Bunzen, 2011); o letramento racial crítico (Ferreira, 2022) e a educação linguística ampliada (Cavalcanti, 2013). A metodologia consistiu na aplicação de um projeto de educação linguística ampliada e na promoção do letramento racial crítico utilizando atividades e textos do livro didático “Se liga na língua”, escrito por Cristiane Siniscalchi e Wilton Ormundo (2020), e o filme O contador de histórias. Os resultados obtidos foram a ampliação da compreensão sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena, bem como uma maior sensibilidade para questões de raça e racismo. Além disso, os alunos também ampliaram suas competências linguísticas, sendo capazes de produzir textos mais fluentes e criativos, assim como compreender e analisar textos com mais profundidade, desenvolvendo o pensamento crítico e a reflexão sobre os fatores sociais, culturais e raciais que influenciam o uso da língua-cultura. Os resultados deste estudo também indicam que projetos de educação linguística ampliada e de letramento racial crítico são ferramenta eficaz para promover a igualdade racial e a justiça social, auxiliando no combate ao racismo e na criação de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectprojeto de educação linguística ampliadapt_BR
dc.subjectletramento racial críticopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLinguagem e culturapt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherNegros – Educaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileira – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUm dengo na língua: o pretuguês em sala de aula de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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