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http://hdl.handle.net/1843/73420
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um dengo na língua: o pretuguês em sala de aula de língua portuguesa |
Autor(es): | Daniel Alves de Oliveira |
primer Tutor: | Henrique Rodrigues Leroy |
primer miembro del tribunal : | Elzimar Goettenauer de Marins Costa |
Segundo miembro del tribunal: | Glenda Cristina Valim de Melo |
Resumen: | Esta dissertação apresenta um projeto de educação linguística ampliada e letramento racial crítico, que foi aplicado em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Aníbal Machado, localizada em Sabará/MG, tendo o pretuguês/mineirês como objeto de estudo. Teoricamente, utilizou o conceito de língua-cultura performada com base nos estudos translíngues (Leroy, 2021, 2022, 2023), (hooks, 2017); o pretuguês/mineirês: uma variedade africanizada da língua (Gonzalez, 1984), (Castro, 1983, 2005), (Queiroz, 2018, 2019); as hierarquizações linguísticas (Pinto, 2018); a relação entre língua e ensino de português no Brasil (Bunzen, 2011); o letramento racial crítico (Ferreira, 2022) e a educação linguística ampliada (Cavalcanti, 2013). A metodologia consistiu na aplicação de um projeto de educação linguística ampliada e na promoção do letramento racial crítico utilizando atividades e textos do livro didático “Se liga na língua”, escrito por Cristiane Siniscalchi e Wilton Ormundo (2020), e o filme O contador de histórias. Os resultados obtidos foram a ampliação da compreensão sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena, bem como uma maior sensibilidade para questões de raça e racismo. Além disso, os alunos também ampliaram suas competências linguísticas, sendo capazes de produzir textos mais fluentes e criativos, assim como compreender e analisar textos com mais profundidade, desenvolvendo o pensamento crítico e a reflexão sobre os fatores sociais, culturais e raciais que influenciam o uso da língua-cultura. Os resultados deste estudo também indicam que projetos de educação linguística ampliada e de letramento racial crítico são ferramenta eficaz para promover a igualdade racial e a justiça social, auxiliando no combate ao racismo e na criação de uma sociedade mais justa e igualitária. |
Asunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Linguagem e cultura Letramento Negros – Educação Relações raciais Cultura afro-brasileira – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73420 |
Fecha del documento: | 21-mar-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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