Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73521
Type: Monografia (especialização)
Title: Plásticos e microplásticos: proposta de atividades para o ensino médio baseada na abordagem CTS
Other Titles: Plastics and microplastics: proposed activities for high school based on the CTS approach
Authors: Flávia Cristina de Melo
First Advisor: Matheus de Castro e Silva
First Referee: Maria Luiza Botelho
Abstract: A necessidade do homem se organizar no espaço tem provocado interferências no ambiente ocasionando diversos problemas ambientais, dentre os principais, o descarte incorreto de resíduos sólidos como os plásticos e microplásticos. Por isso, torna-se fundamental a difusão do conhecimento científico em espaços como a escola. Discutir ciência e tecnologia com os estudantes são meios para compreender os problemas sociais e ambientais. Enquanto aprendem ciências, os estudantes analisam e discutem questões sociais, culturais e de valores. O objetivo dessa pesquisa foi realizar o levantamento das percepções dos estudantes e da comunidade sobre os problemas ambientais ocasionados pelo uso de materiais plásticos, especialmente microplásticos, e, as ações desenvolvidas pelos estudantes para mitigar o descarte incorreto desses materiais. Para isso, a sequência de atividades foi organizada em cinco momentos e realizada em uma sala de aula com 32 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. No primeiro momento os estudantes receberam um questionário para ser entregue e respondido pela comunidade escolar, incluindo questões sobre plásticos e microplásticos e os problemas ambientais relacionados. No segundo momento os estudantes fizeram, em grupo na sala de aula, o tratamento dos dados coletados dos questionários e apresentaram os resultados em uma roda de conversa. No terceiro momento, cada grupo de estudantes recebeu um exemplo de notícia cujo tema estava relacionado aos plásticos e microplásticos e identificaram se ambos estavam associados a problemas ambientais. Os resultados foram apresentados em formato de seminário. No quarto e quinto momentos, os estudantes elaboraram propostas de projetos que visavam a substituição dos plásticos por outro polímero sustentável ou uma tecnologia para sua degradação no ambiente. Os estudantes desenvolveram materiais em cada momento da sequência de atividades, onde foram possíveis coletar e analisar os dados produzidos. Todos os grupos de estudantes conseguiram realizar o tratamento dos dados coletados nos questionários, e ainda, construíram gráficos para demonstrar os resultados de algumas questões. Todos os estudantes conseguiram perceber que os plásticos e microplásticos são causadores de diversos problemas ambientais de acordo com o contexto apresentado nas notícias que receberam. As propostas de projetos apresentadas pelos estudantes destacaram a sugestão de tecnologias que possam até mesmo substituir esses materiais. Apesar de não serem apresentadas ideias inovadoras em seus projetos, os estudantes adquiriram novos conhecimentos em suas pesquisas e compartilharam com toda a turma. Assim, eles conseguiram associar a importância do conhecimento da realidade onde vivem ao desenvolvimento de ações que possam contribuir para a preservação do ambiente. Os estudantes, portanto, desenvolveram autonomia crítica e foram protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma foram criativos, trazendo para a turma ideias novas e gerando discussões interessantes e reflexivas sobre a realidade do meio onde vivem.
Abstract: The need for man to organize himself in space has caused interference in the environment causing several environmental problems, among the main ones, the incorrect disposal of solid waste such as plastics and microplastics. Therefore, it is essential to spread scientific knowledge in spaces such as the school. Discussing science and technology with students is a means to understand social and environmental problems. While learning science, students analyze and discuss social, cultural, and value issues. The objective of this research was to survey the perceptions of students and the community about environmental problems caused by the use of plastic materials, especially microplastics, and the actions developed by the students to mitigate the incorrect disposal of these materials. For this, the sequence of activities was organized in five moments and performed in a classroom with 32 students of the 3rd year of high school of a public school. At first, the students received a questionnaire to be delivered and answered by the school community, including questions about plastics and microplastics and related environmental problems. In the second moment, the students performed, as a group in the classroom, the data collected from the questionnaires and presented the results in a conversation wheel. In the third moment, each group of students received an example of news related to plastics and microplastics and identified whether both were associated with environmental problems. The results were presented in seminar format. In the fourth and fifth moments, the students elaborate proposals for projects aimed at replacing plastics with another sustainable polymer or a technology for their degradation in the environment. The students developed materials at each moment of the sequence of activities, where it was possible to collect and analyze the data produced. All groups of students were able to perform the treatment of the data collected in the questionnaires, and also built graphs to demonstrate the results of some questions. All students were able to realize that plastics and microplastics cause various environmental problems according to the context presented in the news they received. The project proposals presented by the students highlighted the suggestion of technologies that can even replace these materials. Although no innovative ideas were presented in their projects, the students acquired new knowledge in their research and shared with the whole class. Thus, they were able to associate the importance of knowledge of the reality where they live with the development of actions that can contribute to the preservation of the environment. The students, therefore, developed critical autonomy and were protagonists in the teaching-learning process. In this way they were creative, bringing to the class new ideas and generating interesting and reflective discussions about the reality of the environment where they live.
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73521
Issue Date: 17-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CECI-FAE-UFMG+ATA+FICHA CAT-Flávia Cristina de Melo PDFA.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.