Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73561
Tipo: Tese
Título: Cultura, arte, acervos e coleções digitais: a produção, gestão e regime da informação por meio de sistemas autônomos, redes descentralizadas e tecnologia blockchain
Título(s) alternativo(s): Culture, art, digital archives: The production, management and the information system through autonomous systems, decentralized networks and blockchain technology
Autor(es): Tadeus Mariano Mucelli Motta
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Moura
Primeiro membro da banca : Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei
Segundo membro da banca: Carlos Henrique Marcondes de Almeida
Terceiro membro da banca: Rodrigo Moreno Marques
Quarto membro da banca: Carlos Frederico de Brito D Andrea
Quinto membro da banca: Debora Aita Gasparetto
Resumo: A presente tese questiona a recorrente ausência da existência de acervos de arte tecnológica que recorrem as mais diversas tecnologias em sua produção, no cenário histórico da sociedade contemporânea, na perspectiva das instituições de memória. Também trata com evidências às características intrínsecas deste tipo de acervo, a partir do seu modelo de regime, produção e gestão da informação, que ampliam um cenário de perda ou modos de transferência de dados, informação e conhecimento constantes no contexto de uma sociedade pós-digital. É construído um paradigma do ator central. Diversos tipos de agentes de um ou mais ecossistemas, centralizam as demandas, ações e se colocam em uma condição de precariedade de suas atribuições, públicas ou privadas, frente a um cenário complexo da produção material e imaterial de uma cultura digital imanente e sob uma economia e política digital aceleracionista. A tese se apresenta de forma multidisciplinar, dado o contexto de campos de conhecimentos correlatos, ontologia digital, economia política da informação, arte e cultura digitais, humanidades digitais, teoria aceleracionista econômica, além de subcampos temáticos como digitalização, descentralização, blockchain, inteligência artificial, sistemas autônomos, redes ponto-a-ponto entre outros. A pesquisa é de cunho exploratório e com observação empírica, que aplicou o método qualitativo, atribuído em duas etapas principais por meio da revisão da literatura científica, uso de métodos da análise de conteúdo de base de dados disponibilizadas, e análise do discurso por meio de entrevistas estruturadas com agentes em cenários distintos. O conhecimento local (cenário nacional) que se relaciona ao contexto internacional de alguns exemplos (teórico-práticos), justificados inclusive pela ausência ou restrição de modelos similares para análise no Brasil. O objetivo foi compreender os modos, processos, regimes e usos da informação na implementação, organização e recuperação de arquivos de arte e patrimônio digital por meio de agentes autônomos, aprendizado de máquina e uso de novas tecnologias como blockchain em redes descentralizadas (P2P) com base em modelos técnico-teóricos, científicos e transdisciplinares no campo da ciência da informação em interface com as humanidades digitais. Como resultado, a tese propõe a implantação de um modelo aceleracionista teórico-técnico descentralizado, composto em cinco etapas de ação e sob princípios norteadores como o regime digital da informação na sociedade pós-digital, o uso de novas tecnologias e sistemas autônomos, a descentralização de acervos e coleções, a constituição de uma economia do compartilhamento em um modelo de sociedade P2P, e a introdução e incorporação aos modelos aceleracionista sócio-técnicos em curso, que permita a aplicação de um método informacional físico, digital, semântico, pragmático.
Abstract: This thesis questions the recurring absence of technological art collections that use the most diverse technologies in their production, in the historical scenario of contemporary society, from the perspective of memory institutions. It also provides evidence of the intrinsic characteristics of this type of collection, based on its information regime, production, and management model, which amplify a scenario of loss or constant modes of data, information, and knowledge transfer in the context of a post-digital society. A central actor paradigm is constructed. Various types of agents from one or more ecosystems centralize demands, and actions and place themselves in a precarious position in their public or private attributions, in the face of a complex scenario of material and immaterial production in an immanent digital culture and under an accelerationist digital economy and policy. The thesis is presented in a multidisciplinary way, given the context of related fields of knowledge, digital ontology, political economy of information, digital art and culture, digital humanities, economic accelerationist theory, as well as thematic subfields such as digitization, decentralization, blockchain, artificial intelligence, autonomous systems, peer-to-peer networks, among others. The research is exploratory and empirical observation, which applied the qualitative method, assigned in two main stages through the review of scientific literature, use of methods of content analysis of available databases, and discourse analysis through structured interviews with agents in different scenarios. Local knowledge (national scenario) that relates to the international context of some (theoretical-practical) examples, also justified by the absence or restriction of similar models for analysis in Brazil. The aim was to understand the ways, processes, regimes and uses of information in the implementation, organization and retrieval of art and digital heritage archives through autonomous agents, machine learning and the use of new technologies such as blockchain in decentralized networks (P2P) based on technical-theoretical, scientific and transdisciplinary models in the field of information science interfacing with the digital humanities. As a result, the thesis proposes the implementation of a decentralized theoretical-technical accelerationist model, made up of five stages of action and under guiding principles such as the digital information regime in the post-digital society, the use of new technologies and autonomous systems, the decentralization of collections, the constitution of a sharing economy in a P2P society model, and the introduction and incorporation into ongoing socio-technical accelerationist models, which allows the application of a physical, digital, semantic, pragmatic informational method.
Assunto: Ciência da Informação
Regime da informação
Blockchains (Base de dados)
Humanidades digitais
Acervos digitais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73561
Data do documento: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mucelli-Tadeus-Tese-Doutorado-ECI-PPGCI-UFMG-abril-2024-PDFA.pdfTese-Doutorado. CULTURA, ARTE, ACERVOS E COLEÇÕES DIGITAIS: A PRODUÇÃO, GESTÃO E REGIME DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE SISTEMAS AUTÔNOMOS, REDES DESCENTRALIZADAS E TECNOLOGIA BLOCKCHAIN.Autor: Tadeus Mucelli. ECI-PPGCI-UFMG_abril_202411.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.