Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73569
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O ato de ler no processo de alfabetização: ler antes de saber ler |
Authors: | Juscibete Aparecida Dutra de Abreu |
First Advisor: | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
First Referee: | Marcelo Chiaretto |
Second Referee: | Chrisley Soares Felix |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso procura discutir e refletir sobre a importância de estimular crianças que ainda não dominam o sistema de escrita e a leitura a se aventurarem no universo dos livros e de outros suportes, para interagirem com a palavra e outros signos disponíveis que facilitam a nossa comunicação. Reflete ainda sobre o papel do professor alfabetizador, que deve não só estimular o ato de ler, mas impedir que o fato de não saber ler e outros tipos de obstáculos provoquem o desinteresse das crianças diante da leitura. Ao contrário, ele deve direcioná-las para que se formem leitores assíduos e autônomos, por meio de práticas simples, mas que promovam seu interesse e, consequentemente, influenciem positivamente no processo de alfabetização e de letramento. Este trabalho traz contribuições de vários teóricos do tema, como Soares (2020), Lerner (2006), Leal (2006; 2014), Freire (1989), Ferreiro (2011), Foucambert (1994), Bajard (1994), entre outros. O texto se propõe a cotejar importantes sugestões de estratégias para que as crianças possam ler antes de saber ler, entre elas o relato de uma experiência da pesquisadora. |
Abstract: | This document aims to discuss and reflect on the importance of encouraging children who have not yet mastered the writing and reading system to venture into the universe of books and other mediums, to interact with words and other available signs that facilitate our communication. It also reflects on the role of the literacy teacher, who should not only encourage the act of reading but also prevent the lack of reading skills and other types of obstacles from causing children to lose interest in reading. On the contrary, the teacher should guide them to become avid and autonomous readers through simple practices that promote their interest and consequently have a positive influence on the literacy process. This work brings contributions from several theorists on the subject, such as Soares (2020), Lerner (2006), Leal (2006; 2014), Freire (1989), Ferreiro (2011), Foucambert (1994), Bajard (1994), among others. The text aims to compare important strategy suggestions for children to read before they know how to read, including the account of an experience by the researcher. |
Subject: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73569 |
Issue Date: | 27-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_final_revisado1.pdf | 566.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.