Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73569
Type: Monografia (especialização)
Title: O ato de ler no processo de alfabetização: ler antes de saber ler
Authors: Juscibete Aparecida Dutra de Abreu
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Marcelo Chiaretto
Second Referee: Chrisley Soares Felix
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso procura discutir e refletir sobre a importância de estimular crianças que ainda não dominam o sistema de escrita e a leitura a se aventurarem no universo dos livros e de outros suportes, para interagirem com a palavra e outros signos disponíveis que facilitam a nossa comunicação. Reflete ainda sobre o papel do professor alfabetizador, que deve não só estimular o ato de ler, mas impedir que o fato de não saber ler e outros tipos de obstáculos provoquem o desinteresse das crianças diante da leitura. Ao contrário, ele deve direcioná-las para que se formem leitores assíduos e autônomos, por meio de práticas simples, mas que promovam seu interesse e, consequentemente, influenciem positivamente no processo de alfabetização e de letramento. Este trabalho traz contribuições de vários teóricos do tema, como Soares (2020), Lerner (2006), Leal (2006; 2014), Freire (1989), Ferreiro (2011), Foucambert (1994), Bajard (1994), entre outros. O texto se propõe a cotejar importantes sugestões de estratégias para que as crianças possam ler antes de saber ler, entre elas o relato de uma experiência da pesquisadora.
Abstract: This document aims to discuss and reflect on the importance of encouraging children who have not yet mastered the writing and reading system to venture into the universe of books and other mediums, to interact with words and other available signs that facilitate our communication. It also reflects on the role of the literacy teacher, who should not only encourage the act of reading but also prevent the lack of reading skills and other types of obstacles from causing children to lose interest in reading. On the contrary, the teacher should guide them to become avid and autonomous readers through simple practices that promote their interest and consequently have a positive influence on the literacy process. This work brings contributions from several theorists on the subject, such as Soares (2020), Lerner (2006), Leal (2006; 2014), Freire (1989), Ferreiro (2011), Foucambert (1994), Bajard (1994), among others. The text aims to compare important strategy suggestions for children to read before they know how to read, including the account of an experience by the researcher.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73569
Issue Date: 27-Oct-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho_final_revisado1.pdf566.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.