Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074024191812776pt_BR
dc.contributor.referee1Eulalio Marques Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Eliene de Souza Paulinopt_BR
dc.creatorBruno Couto Pinheiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2840577141012307pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T14:30:59Z-
dc.date.available2024-08-09T14:30:59Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73570-
dc.description.abstractWith the aim of promoting literary literacy in the classroom, and contributing to knowledge about Clarice Lispector's fictional production, this work aims to highlight the representation of otherness in the writer's works and present these narratives in the formation of the literary reader. To this end, the investigation is based on the following question: how to awaken students' interest in reading through Clarice Lispector's short stories? Therefore, we selected the short story “A solução”, belonging to the collection A legião estrangeira (1964), to prepare a didactic proposal for Portuguese Language and Literature classes in high school to be developed in four stages: motivation, introduction, reading and interpretation. As a methodology, we used qualitative bibliographical research to read and discuss theoretical texts supported by the contributions of Cosson (2021), Paterson (2007), Sant’Anna (1990), Maggi and Morales (2015), among others. With this, it is believed that importance of this research for the area of Literature when proposing new approaches to Clarice Lispector's literature for the classroom.pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de promover o letramento literário em sala de aula, e de contribuir com os conhecimentos acerca da produção ficcional de Clarice Lispector, este trabalho pretende destacar a representação da alteridade nas obras da escritora e apresentar essas narrativas na formação do leitor literário. Para tanto, a investigação parte do seguinte questionamento: como despertar nos estudantes o interesse pela leitura mediante os contos de Clarice Lispector? Desse modo, selecionamos o conto “A solução”, pertencente à coletânea A legião estrangeira (1964), para a elaboração de uma proposta didática destina às aulas de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio a ser desenvolvida em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, do tipo qualitativa, para a leitura e discussão dos textos teóricos, tendo como aporte as contribuições de Cosson (2021), Paterson (2007), Sant’Anna (1990), Maggi e Morales (2015), entre outros. Com isso, acredita-se na importância desta pesquisa para a área de Letras ao propor novas abordagens sobre a literatura clariciana para a sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAlteridade em Clarice Lispector: uma proposta para o letramento literáriopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alteridade em Clarice Lispector_uma proposta para o letramento literário.pdf623.77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons