Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73649
Type: Artigo de Evento
Title: O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
Other Titles: The use of science communication in formal education situations: the free indirect speech
Authors: Guilherme da Silva Lima
Marcelo Giordan
Abstract: Este trabalho investiga o uso da divulgação científica em situações formais de ensino, mais especificamente situações que podem ser compreendidas como apropriação do discurso alheio por meio do discurso indireto livre. Apresentamos a análise de uma situação de ensino desenvolvida por um professor de Ciência do 9º ano do ensino fundamental, que compôs uma sequência didática sobre o tema: Macro e Microcosmos; aplicada no município de Piracicaba em uma escola da rede estadual de ensino de São Paulo. A análise foi baseada nas contribuições do círculo de Bakhtin, que oferece aporte para compreender a interação verbal. Os resultados indicam que a apropriação do discurso citado não se consolida somente por meio dos conceitos que estão presentes no conteúdo do suporte de Divulgação Científica utilizada na sequencia didática, mas, sobretudo, pela estrutura composicional do enunciado produzido pelo professor, que se apropria de uma estrutura enunciativa particular para produzir um modelo argumentativo em sala de aula.
Abstract: This paper investigates the use of science communication in formal education settings, specifically situations that can be understood as the appropriation of other people's speech by the free indirect speech. We present an analysis of a classroom situation developed by a science teacher of the last grade at elementary school, which composes a didactic sequence about: Macro and Microcosm; applied in the city of Piracicaba – SP. The analysis was based on the contributions of Bakhtin’s Circle, which provides input to understand the verbal interaction. The results show that the appropriation of the discourse mentioned above is not consolidated only through the concepts that are present without content of the science communication, but by the compositional structure produced by Speaker. Thus, the teacher appropriates a particular speech structure for an argumentative model in the classroom.
Subject: Divulgação científica
Sala de aula
Sequências didáticas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73649
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.