Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73664
Type: Artigo de Periódico
Title: O uso de simulações computacionais para compreensão do conceito de ácido e base
Other Titles: The use of computer simulations to understand the concept of acid and base
Authors: Nilma Soares da Silva
Fernando César Silva
Edyth Priscilla Campos Silva
Abstract: Muitos estudantes não compreendem os conceitos de ácido e base, utilizando apenas definições e desconsiderando a influência do solvente nas propriedades dessas substâncias. As simulações computacionais permeadas por uma abordagem investigativa podem ser promissoras para minimizar essas dificuldades dos estudantes, pois favorece ambientes em que fenômenos podem ser observados e estudados no nível submicroscópico e de forma dinâmica. Neste artigo foi proposto o uso da simulação computacional disponível no site PhET com uma abordagem investigativa para discussão de conceitos de ácido e base. Para compreensão das atividades propostas durante a simulação foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os estudantes levantaram hipóteses, testaram essas hipóteses com o uso direcionado da simulação por meio de um roteiro com um maior nível de abertura, observaram a influência do solvente nas propriedades ácidas e básicas das substâncias e representaram o comportamento dessas substâncias em água usando modelos. Ao explorarem a simulação os estudantes puderam compreender de uma forma mais integrada os conceitos de ácido e base, mostrando assim o potencial da simulação para discussão desses conceitos nas aulas de Química.
Abstract: Many students do not understand the concepts of acid and base, using only definitions and disregarding the influence of the solvent on the properties of these substances. Computational simulations permeated by inquiry learning can be promising to minimize these students difficulties because it favors environments which phenomena can be observed and studied at the submicroscopic level and dynamically.In this paper, we suggest the use of the computational simulation available in the PhET site with an inquiry learning to discussing acid and base concepts. To understand the activities proposed during the simulation, the Discursive Textual Analysis was used. The Students raised hypothesis, tested this hypothesis with directed use of the simulation through a script with the highest level of aperture, they observed the influence of the solvent on the acidic and basic properties of the substances and represented the behavior of these substances in water using models. By exploring the simulation the students were able to understand in a more integrated way the concepts of acid and base, thereforeshowing the potential of the simulation to discuss these concepts in Chemistry classes.
Subject: Educação Básica
Tecnologia da Informação
Comunicação
Ciências
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.47-64
URI: http://hdl.handle.net/1843/73664
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7108
metadata.dc.relation.ispartof: Plurais – Revista Multidisciplinar
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O uso de simulações computacionais.pdfA.pdf402.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.