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dc.creatorPedro Loures Alzamorapt_BR
dc.creatorAna Paula C. Silvapt_BR
dc.creatorWagner Meira Juniorpt_BR
dc.creatorMarcelo Sartori Locatelllipt_BR
dc.creatorMarcelo Ganempt_BR
dc.creatorThiago Henrique Moreira Santospt_BR
dc.creatorDaniel Victor Ferreirapt_BR
dc.creatorTereza Bernardespt_BR
dc.creatorRamon Adrian Salinas Francopt_BR
dc.creatorJanaína Guiginskipt_BR
dc.creatorEvandro L. T. P. Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T21:20:59Z-
dc.date.available2024-08-12T21:20:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage157pt_BR
dc.citation.epage168pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5753/brasnam.2022.223330pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73820-
dc.description.abstractThis study characterizes the first year of the COVID-19 pandemic in Brazil as a social phenomenon by analyzing the correlation between the aggra- vation/attenuation of the pandemic and the vocabulary used on Twitter in the weeks that precede these variations. Among other results, we observed that po- litically motivated terms and words with a negative tone are more prevalent in the weeks that precede the increase in the number of cases/deaths, while the use of terms related to media content (internet, music, television) is intensified in the weeks preceding the drop in the number of cases/deaths. Such results suggest the possibility of using the method introduced here for the analysis of social phenomena using computationally light and totally anonymized data from online social networks.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca caracterizar o primeiro ano da pandemia de COVID-19 no Brasil como um fenomeno social por meio da analise da correlacao entre o agravamento/atenuacao da pandemia e o vocabulario uti- lizado no Twitter nas semanas que precedem essas variac oes. Entre outros re- sultados, observou-se que termos politicamente motivados e com teor negativo s ̃ao mais prevalentes nas semanas que precedem o aumento do numero de ca- sos/mortes, ao passo que o uso de termos relacionados a conteudos midiaticos (internet, musica, televisao) ́e intensificado nas semanas que antecedem a queda da quantidade de casos/mortes. Tais resultados sugerem a possibilidade de utilizacao do metodo aqui introduzido para a analise de fenomenos sociais a partir de dados computacionalmente leves e totalmente anonimizados proveni- entes de redes sociais online.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Workshop on Social Network Analysis and Miningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocial networking, Web sitespt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectMining, Datapt_BR
dc.subject.otherRedes Sociais On-linept_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.titleA COVID-19 no Twitter: correlacionando vocabulário com agravamento e atenuação da pandemia no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCOVID-19 on Twitter: correlating vocabulary with worsening and mitigation of the pandemic in Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://sol.sbc.org.br/index.php/brasnam/article/view/20525pt_BR
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