Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Ângelo Garígliopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524038089245903pt_BR
dc.contributor.referee1Fabrine Silvapt_BR
dc.creatorFernanda Mendes Lourençopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T11:17:57Z-
dc.date.available2024-08-13T11:17:57Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73858-
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de encontrar uma metodologia para o ensino do conteúdo Dança durante as aulas de Educação Física a qual não se resumisse em produção de coreografias para preenchimento de eventos previstos no calendário escolar. Realizado em uma escola municipal da cidade de Congonhas, Minas Gerais, Brasil, com 27 alunos de faixa etária entre 6 e 12 anos. Foi proposto tratar a dança na escola como conteúdo presente nas aulas, por meio da experimentação de movimentos realizados pelos alunos e das diferentes maneiras de vivenciar os movimentos dançantes, como também conhecer as possibilidades oferecidas pela dança as quais vão além de uma coreografia sem contexto e processo de desenvolvimento. Antes da elaboração do plano de ação foi realizado, durante uma aula, um diagnóstico para chegar a uma definição dos estilos de dança a serem trabalhados, o que mostra que a todo instante o foco esteve presente nos alunos de maneira a considerar suas realidades dentro e fora da escola, suas necessidades de aprendizagem, conhecimento e curiosidades a respeito do conteúdo Dança. Feito este diagnóstico definiu-se que os temas a serem estudados seriam o Ballet e o Congado. A partir deste estudo foi construída uma metodologia a qual possibilita o ensino da dança na escola, permite que os alunos reconstruam e valorizem a cultura através da criação de novas formas de dança, baseados nas referências de estilos já existentes. Assim sendo, observou-se que a Dança pode ser tratada como conteúdo curricular da Educação Física para além da realização dos eventos escolares, visto que possui ricas possibilidades de contribuir para uma boa formação humana dos estudantes e melhor compreensão da própria identidade cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subject.otherDança na educação físicapt_BR
dc.subject.otherEducação Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO Congado e o Ballet: reflexões sobre o ensino da dança na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CONGADO E O BALLET_ Reflexões sobre o ensino da dança na escola.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons