Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/73858
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O Congado e o Ballet: reflexões sobre o ensino da dança na escola |
Autor(es): | Fernanda Mendes Lourenço |
primer Tutor: | José Ângelo Garíglio |
primer miembro del tribunal : | Fabrine Silva |
Resumen: | Este trabalho teve o objetivo de encontrar uma metodologia para o ensino do conteúdo Dança durante as aulas de Educação Física a qual não se resumisse em produção de coreografias para preenchimento de eventos previstos no calendário escolar. Realizado em uma escola municipal da cidade de Congonhas, Minas Gerais, Brasil, com 27 alunos de faixa etária entre 6 e 12 anos. Foi proposto tratar a dança na escola como conteúdo presente nas aulas, por meio da experimentação de movimentos realizados pelos alunos e das diferentes maneiras de vivenciar os movimentos dançantes, como também conhecer as possibilidades oferecidas pela dança as quais vão além de uma coreografia sem contexto e processo de desenvolvimento. Antes da elaboração do plano de ação foi realizado, durante uma aula, um diagnóstico para chegar a uma definição dos estilos de dança a serem trabalhados, o que mostra que a todo instante o foco esteve presente nos alunos de maneira a considerar suas realidades dentro e fora da escola, suas necessidades de aprendizagem, conhecimento e curiosidades a respeito do conteúdo Dança. Feito este diagnóstico definiu-se que os temas a serem estudados seriam o Ballet e o Congado. A partir deste estudo foi construída uma metodologia a qual possibilita o ensino da dança na escola, permite que os alunos reconstruam e valorizem a cultura através da criação de novas formas de dança, baseados nas referências de estilos já existentes. Assim sendo, observou-se que a Dança pode ser tratada como conteúdo curricular da Educação Física para além da realização dos eventos escolares, visto que possui ricas possibilidades de contribuir para uma boa formação humana dos estudantes e melhor compreensão da própria identidade cultural. |
Asunto: | Dança na educação física Educação Física - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73858 |
Fecha del documento: | 28-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O CONGADO E O BALLET_ Reflexões sobre o ensino da dança na escola.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons