Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJuliana Santos da Conceiçãopt_BR
dc.creatorJúlio Emílio Diniz-Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T19:03:40Z-
dc.date.available2024-08-13T19:03:40Z-
dc.date.issued2022-05-14-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage17pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661946pt_BR
dc.identifier.issn2446-9424pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73912-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the university field in Brazil and Argentina from a comparative study of professional teacher development actions carried out in a public university in each of these countries. We draw on Bourdieu to discuss the concept of field and, based upon it, scientific and pedagogical capital at the university field. The methodological approach adopts a qualitative approach linked to the principles of comparative research. Altogether, the comparative analysis presented in this research reveals university fields with marked distinctions regarding the value given to the capitals involved in each field, and these differences are directly related to the place where professional development actions will occupy the university. We defend the existence of another capital within this field, other than scientific capital, already widely discussed by Bourdieu, and we believe that, with another configuration of the university field, pedagogical capital may come to occupy a prestigious place within it.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir o campo universitário no Brasil e na Argentina a partir de um estudo comparado de ações de desenvolvimento profissional docente realizadas em uma universidade pública em cada um desses países. Apoiamo-nos em estudos de Bourdieu para discutir o conceito de campo e, a partir dele, o capital científico e o capital pedagógico no campo universitário. O percurso metodológico adota uma abordagem qualitativa atrelada aos princípios da pesquisa comparada. No conjunto, a análise comparada apresentada nesta pesquisa nos revela campos universitários com acentuadas distinções no que se refere ao valor dado aos capitais envolvidos em cada campo e essas diferenças têm relação direta com o lugar em que as ações de desenvolvimento profissional ocuparão na universidade. Defendemos a existência de um outro capital dentro desse campo, que não o capital científico, já amplamente discutido por Bourdieu, e acreditamos que, com uma outra configuração do campo universitário, o capital pedagógico pode vir a ocupar um lugar de prestígio dentro dele.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Internacional de Educação Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampo universitáriopt_BR
dc.subjectCapital científicopt_BR
dc.subjectCapital pedagógicopt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subject.otherProfessores universitáriospt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades -- Brasilpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades -- Argentinapt_BR
dc.subject.otherUniversidade públicapt_BR
dc.titleO campo universitário na UFMG (Brasil) e na UBA (Argentina): o embate entre capital científico e capital pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeThe university field at UFMG (Brazil) and at UBA (Argentina): the clash between scientific capital and pedagogical capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661946pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1767-0364pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5401-4788pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O campo universitário na UFMG Brasil e na UBA Argentina.pdf240.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.