Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73924
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dc.creatorAmir Khatibipt_BR
dc.creatorFabiano Muniz Belempt_BR
dc.creatorAna Paula Couto da Silvapt_BR
dc.creatorDennis Shashapt_BR
dc.creatorJussara M. Almeidapt_BR
dc.creatorMarcos André Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T21:26:02Z-
dc.date.available2024-08-13T21:26:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage636pt_BR
dc.citation.epage639pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1609/icwsm.v12i1.15075pt_BR
dc.identifier.issn2334-0770pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73924-
dc.description.abstractPrevisões precisas sobre eventos futuros são essenciais em muitas áreas, sendo uma delas a Indústria do Turismo. Normalmente, os países e cidades investem uma enorme quantidade de dinheiro no planeamento e preparação para receber (e lucrar com) os turistas. Uma previsão precisa do número de visitas nos dias ou meses seguintes poderia ajudar tanto a economia como os turistas. Estudos anteriores neste domínio exploram previsões para um país inteiro, em vez de áreas refinadas dentro de um país (por exemplo, atrações turísticas específicas). Neste trabalho, sugerimos que dados acessíveis de redes sociais online e sites de viagens, além de dados climáticos, podem ser utilizados para apoiar a inferência da contagem de visitação de diversos atrativos turísticos. Para testar nossa hipótese, analisamos dados de visitação, clima e mídia social em mais de 70 Parques Nacionais nos EUA durante os últimos 3 anos. Os resultados experimentais revelam uma elevada correlação entre os dados das redes sociais e as procuras turísticas; na verdade, em mais de 80% dos parques, as avaliações nas redes sociais e as contagens de visitação estão correlacionadas em mais de 50%. Além disso, avaliamos a eficácia do emprego de várias técnicas de previsão, descobrindo que mesmo um modelo de regressão linear simples, quando alimentado com mídias sociais e dados climáticos como recursos de entrada, pode atingir uma precisão de previsão superior a 80%, enquanto um algoritmo mais robusto, como como regressão vetorial de suporte, atinge até 94% de precisão.pt_BR
dc.description.resumoAccurate predictions about future events is essential in many areas, one of them being the Tourism Industry. Usually, countries and cities invest a huge amount of money in planning and preparation in order to welcome (and profit from) tourists. An accurate prediction of the number of visits in the following days or months could help both the economy and tourists. Prior studies in this domain explore forecasting for a whole country rather than for fine-grained areas within a country (e.g., specific touristic attractions). In this work, we suggest that accessible data from online social networks and travel websites, in addition to climate data, can be used to support the inference of visitation count for many touristic attractions. To test our hypothesis we analyze visitation, climate and social media data in more than 70 National Parks in U.S during the last 3 years. The experimental results reveal a high correlation between social media data and tourism demands; in fact, in over 80\% of the parks, social media reviews and visitation counts are correlated by more than 50\%. Moreover, we assess the effectiveness of employing various prediction techniques, finding that even a simple linear regression model, when fed with social media and climate data as input features, can attain a prediction accuracy of over 80\% while a more robust algorithm, such as Support Vector Regression, reaches up to 94% accuracy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInternational AAAI Conference on Web and Social Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTourism demand predictionpt_BR
dc.subjectTime-series analysispt_BR
dc.subjectSocial media and climate datapt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.subject.otherAnalise de series temporais - Processamento de dadospt_BR
dc.subject.otherMídias sociaispt_BR
dc.subject.otherAprendizado de máquinapt_BR
dc.titleImproving tourism prediction models using climate and social media data: a fine-grained approachpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.aaai.org/index.php/ICWSM/article/view/15075pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1076-2052pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5951-3562pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7036-3312pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9142-2919pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2075-3363pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



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