Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74152
Tipo: Dissertação
Título: As memórias pessoais de jovens e adultos como suporte de acolhimento na educação de migrantes e refugiados nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) de Minas Gerais
Autor(es): Shirley Santos Oliveira
Primeiro Orientador: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Primeiro membro da banca : Daniela Aparecida Vieira
Segundo membro da banca: Adriane Teresinha Sartori
Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem contemporânea para promover o acolhimento na educação de migrantes e refugiados, em Centros Estaduais de Educação Continuada (CESECs), em Minas Gerais. Inspirada pela necessidade de superar obstáculos ao lecionar produção de texto, optei por envolver os alunos em uma proposta didática focada em explorar o gênero “memórias”, já que, em anos anteriores, havia obtido êxito ao trabalhar com este gênero, em outro contexto. Tais reflexões foram desencadeadas a partir do momento em que fui lecionar em uma escola onde são atendidos jovens, adultos e idosos, muitos dos quais migrantes e refugiados, demandantes de ações específicas de acolhimento linguístico. Procurei, então, desenvolver uma proposta didática centrada em memórias, a fim de contribuir para o ensino do Português como Língua de Acolhimento (PLAc) nos CESECs, o que envolveu estudantes migrantes e refugiados do Ensino Fundamental. A proposta visa a criar um espaço para que esses alunos compartilhem suas histórias de vida, línguas e culturas, por meio da interpretação e da produção de textos orais, escritos e multimodais, com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico. Essa iniciativa busca valorizar a diversidade cultural nas salas de aula, aprimorar as habilidades de comunicação dos estudantes e proporcionar momentos de escuta e de interatividade. As memórias são dispostas como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de reflexão, permitindo que os alunos escrevam, analisem e compartilhem memórias, de maneira crítica, e ratifiquem a diversidade cultural. Como suporte didático, propõe-se um material pedagógico centrado nas memórias pessoais e desenvolvido para atender às necessidades educacionais de migrantes e de refugiados, por meio da exploração de narrativas autobiográficas, buscando estabelecer conexões entre as experiências dos alunos, sua adaptação à nova cultura e língua, visando a promover a autoexpressão, a compreensão intercultural e a construção de um ambiente de aprendizado inclusivo. Acredita-se que essa abordagem possa ser adaptada e aplicada em contextos educacionais semelhantes, a fim de oferecer uma contribuição significativa para a promoção da inclusão, da representatividade e do enriquecimento cultural nas salas de aula.
Abstract: This thesis proposes a contemporary approach to promoting welcome in the education of migrants and refugees in State Continuing Education Centers (CESECs) in Minas Gerais. Inspired by the need to overcome obstacles when teaching text production, I chose to involve students in a didactic proposal focused on exploring the memoir genre, since I had been successful in working with this genre in another context in previous years. These reflections were triggered when I went to teach at a school that caters for young people, adults and elderly, many of whom are migrants and refugees who require specific language support. I then tried to develop a didactic proposal centered on memories, in order to contribute to the teaching of Portuguese as a Welcoming Language (PWL) in CESECs, involving migrant and refugee students in elementary school. The proposal aims to create a space for these students to share their life stories, languages and cultures through the interpretation and production of oral, written and multimodal texts, promoting the development of critical thinking. This initiative seeks to value cultural diversity in the classroom, improve students' communication skills and provide moments of listening and interactivity. Memoirs are presented as a tool for developing communication and reflection skills, allowing students to write, analyze and share memories critically and ratify cultural diversity. As a didactic support, we propose didactic material centered on personal memories and developed to meet the educational needs of migrants and refugees, through the exploration of autobiographical narratives, seeking to establish connections between the students' experiences, their adaptation to the new culture and language in order to promote self-expression, intercultural understanding and the construction of an inclusive learning environment. It is believed that this approach can be adapted and applied in similar educational contexts, offering a significant contribution to the promotion of inclusion, representativeness and cultural enrichment in classrooms.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Educação de jovens e adultos
Minas Gerais – Emigração e imigração
Refugiados
Aquisição da segunda linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74152
Data do documento: 22-Mar-2024
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