Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74191
Type: Dissertação
Title: Educação popular e Educação de Jovens e Adultos: análise dos diálogos em um cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio em Montes Claros - MG
Authors: Amanda Imamura Russo
First Advisor: Heli Sabino de Oliveira
First Referee: Walesson Gomes da Silva
Second Referee: Ágnez de Lélis Saraiva
Abstract: Este estudo apresenta uma investigação sobre a presença dos egressos da Educação de Jovens e Adultos no projeto pedagógico do cursinho preparatório popular Podemos Mais, situado em Montes Claros. Buscando analisar o projeto pedagógico do cursinho popular Podemos Mais, sua relação com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como os seus docentes e coordenadores pedagógicos enxergam o trabalho com os alunos e alunas provenientes desta modalidade de ensino em suas atividades educacionais, foi necessário caracterizar a EJA enquanto uma política pública, e, paralelamente apresentar a definição e características da educação popular para construir fundamentos teóricos para análise dos dados; Identificar as características educacionais de Montes Claros; Identificar as características dos egressos e egressas da EJA que frequentam o Cursinho Podemos Mais; Construir a narrativa da história do cursinho Podemos Mais, caracterizar o seu projeto político pedagógico e identificar como ele dialoga com a educação popular; e, por fim, apreender a percepção dos educadores do cursinho Podemos Mais de Montes Claros sobre as ações educacionais direcionadas aos estudantes egressos EJA que frequentam o cursinho e como eles interagem com estes estudantes. Nesse sentido, foram analisadas as publicações referentes à questão e para a construção de um referencial teórico que abarca três áreas distintas: a primeira, sobre a trajetória da EJA e da Educação Popular no Brasil; a segunda, sobre os sujeitos e características de funcionamento da EJA enquanto modalidade de ensino formal; e a terceira, sobre a atuação e práticas dos cursinhos populares frente à democratização do acesso ao Ensino Superior. O percurso metodológico adotado para a parte empírica baseou-se em um estudo de caso simples, qualitativo, com apoio das técnicas de entrevistas semiestruturadas e Análise do Discurso de matriz francesa com seis membros do cursinho, educadores e membros do núcleo pedagógico. Por fim, confrontou-se os discursos com a teoria visando averiguar de que forma a práxis pedagógica subsidia uma efetiva participação dos sujeitos da pesquisa no cursinho. Como principal resultado, foram encontradas evidências de que, embora os entrevistados não interpretem a existência expressiva dos sujeitos egressos da EJA, ressaltando a participação das juventudes periféricas como os principais educandos, a utilização da Educação Popular no cursinho pôde e pode trazer benefícios para esse público. Concluiu-se que a atuação do cursinho tem potencial de atuar na democratização do acesso ao Ensino Superior pelos sujeitos da EJA, compreendendo e atuando nas violências simbólicas e institucionais que esse público sofre em sua trajetória educacional e de vida, a partir de uma educação emancipatória e crítica que tenha um projeto político e pedagógico alinhado às suas realidades.
Abstract: This study presents an investigation about the presence of graduates of the Brazilian National Program of Youth and Adult Education (EJA) in the pedagogical project of “Podemos Mais” - university entrance exam preparation course - located in Montes Claros, Minas Gerais. In order to analyze the pedagogical project of the popular course Podemos Mais, its relationship with Youth and Adult Education (EJA) and the way in which its teachers see working with students from this teaching modality in their educational activities, it was necessary to characterize EJA as a public policy, and, at the same time, present the definition and characteristics of popular education to build theoretical foundations for data analysis; Identify the characteristics of the education implemented in Montes Claros; Identify the characteristics of EJA graduates who attend the Podemos Mais preparation course; Build the narrative of the history of the Podemos Mais, characterize its pedagogical and political project and identify how it dialogues with popular education; and, finally, to apprehend the perception of the educators of the preparation course Podemos Mais in Montes Claros about the educational actions directed to the EJA students who attend the course and how they interact with these students. In this sense, publications related to the issue were analyzed in three distinct areas: firstly, about the trajectory of Youth and Adult Education and the Popular Education Program in Brazil; secondly about the subjects and characteristics of Youth and Adult Education as a formal education modality; lastly about the performance and practices of the popular university entrance exam preparation course regarding the democratization of access to Higher Education in the country. The methodological choice for the empirical part was based on a simple, qualitative case study, supported by semi-structured interviews and French-based Discourse Analysis with six members of the course, educators, and members of the pedagogical core. Finally, the discourses were confronted with the theory in order to find out how the pedagogical praxis subsidizes an effective participation of the research subjects in the prep course. As a main result, evidence was found that, although the interviewees do not interpret the expressive existence of subjects from EJA, emphasizing the participation of peripheral youth as the main students, the use of Popular Education applied could and can bring benefits to this public. It was concluded that the course has the potential to act in the democratization of access to Higher Education by the subjects of EJA, understanding and acting in the symbolic and institutional violence that this public suffers in their educational and life trajectory, through an emancipatory and critical education that has a political and pedagogical project aligned with their realities.
Subject: Educação
Educação de Jovens e Adultos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74191
Issue Date: 22-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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