Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dra. Camila Dias Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272870839920067pt_BR
dc.contributor.referee1Dr. Luiz Gustavo Franco Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Dra. Ana Júlia Lemos Alves Pedreirapt_BR
dc.creatorRaquel Soares Sansonpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5899967584929541pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T15:36:20Z-
dc.date.available2024-08-19T15:36:20Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74251-
dc.description.abstractScience Teaching through Investigation seeks to form more critical citizens who are aware of how knowledge in science is constructed. This approach aims to promote students' scientific literacy, based on several structuring axes, among which the Science, Technology, Society and Environment perspective stands out. Considering the reality of the educational establishment in which this project was developed – a state public school in Belo Horizonte, located close to the Arrudas River – we decided to develop and analyze a Didactic Sequence (DS), using the artificial eutrophication of urban watercourses as anchoring phenomenon to address local and global environmental problems with 65 students in their first year of high school. DS consists of the steps: initial diagnosis; contextualization; hypothesis raising; concept of artificial eutrophication; analysis of official data on water potability in urban rivers; drafting a letter to the state environment department; final diagnosis. Data collection was carried out through logbook recording and descriptive analysis, with a qualitative (content analysis proposed by Bardin) and quantitative (student's t-test) approach, of the materials produced by the students. The results show that some previous conceptions, such as the idea that the potability of water can be identified through organoleptic properties, are very consistent among the participants. However, approximately one third of the students, after the application, were able to mention the importance of microbiological analysis and the fecal coliform rate to prove the potability of the water. The concept of artificial eutrophication became part of the repertoire of more than 40% of them. It was also possible to notice an increase in students' ability to relate water pollution to the importance of the population's and public authorities' contribution to promoting actions that minimize their environmental impacts. Therefore, we realized that this DS used the students' reality to address water pollution and artificial eutrophication, as well as relating such phenomena to the need for sustainable development. A good motivation to carry out the proposed activities was perceived, a fact that could be proven by analyzing the results of the motivation to learn questions. It is possible that this DS could be adapted, in whole or in part, in accordance with the instructions provided in this work, for development in other high schools, in the disciplines of Biology and Natural Sciences and their Technologies.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Ciências por Investigação busca formar cidadãos mais críticos e conscientes de como o conhecimento na ciência é construído. Tal abordagem tem como objetivo promover a alfabetização científica do educando, alicerçada sobre diversos eixos estruturantes, dentre os quais destaca-se a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Considerando a realidade do estabelecimento de ensino no qual o presente projeto foi desenvolvido – escola pública estadual de Belo Horizonte, localizada próxima ao Rio Arrudas – decidimos desenvolver e analisar uma Sequência Didática (SD), utilizando a eutrofização artificial de cursos d’água urbanos como fenômeno de ancoragem para abordar problemas ambientais locais e globais com 65 alunos no primeiro ano do ensino médio. A SD é constituída das etapas: diagnóstico inicial; contextualização; levantamento de hipóteses; conceito de eutrofização artificial; análise de dados oficiais sobre a potabilidade de água de rios urbanos; elaboração de carta à secretaria estadual do meio ambiente; diagnóstico final. A coleta de dados foi realizada por meio de registro em diário de bordo e análise descritiva, com abordagem qualitativa (análise de conteúdo proposta por Bardin) e quantitativa (teste t de student), dos materiais produzidos pelos alunos. Os resultados mostram que algumas concepções prévias, como a ideia de que a potabilidade da água pode ser identificada através de propriedades organolépticas, estão bem consistentes nos participantes. Entretanto, aproximadamente um terço dos estudantes, após a aplicação, foi capaz de mencionar a importância da análise microbiológica e da taxa de coliformes fecais para se comprovar a potabilidade da água. O conceito de eutrofização artificial passou a fazer parte do repertório de mais de 40% deles. Também foi possível perceber o aumento na capacidade dos discentes relacionarem poluição da água com a importância da contribuição da população e do poder público em promover ações que minimizem seus impactos ambientais. Logo, percebemos que a presente SD usou a realidade dos alunos para abordar poluição da água e eutrofização artificial, bem como relacionar tais fenômenos com a necessidade de um desenvolvimento sustentável. Uma boa motivação em realizar as atividades propostas foi percebida, fato esse que pôde ser comprovado com a análise dos resultados das questões de motivação para aprender. É possível que a presente SD seja adaptada, integral ou parcialmente, de acordo com as instruções fornecidas nesse trabalho, para desenvolvimento em outras escolas do ensino médio, nas disciplinas de Biologia e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectensino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectpoluição da águapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherPoluição da Águapt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.otherPlano de aulapt_BR
dc.subject.otherPesquisa Científicapt_BR
dc.titleA eutrofização artificial de cursos d'água urbanos como fenômeno de ancoragem para abordar educação ambiental e sustentabilidade no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2026-03-25-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM - RAQUEL SOARES SANSON.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-03-25
6.52 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons