Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74270
Tipo: Dissertação
Título: Literacia familiar no período pré e pandêmico de Covid-19
Autor(es): Natália de Oliveira Viana
Primeiro Orientador: Júlia Beatriz Lopes-Silva
Primeiro Coorientador: Cíntia Alves Salgado Azoni
Primeiro membro da banca : Vitor Geraldi Haase
Segundo membro da banca: Mirelle Franca Michalick Triginelle
Resumo: Hábitos de introdução ao letramento em família potencializam o processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças em idade pré-escolar. Estimular as crianças antes mesmo de entrarem para a educação formal melhora o desempenho no período propício para a aquisição das habilidades de linguagem oral, leitura e escrita nos anos posteriores. Se mostrando dessa forma, uma ferramenta auxiliar para a alfabetização e ainda mais útil no momento atual, após dois anos de pandemia de Covid-19. O presente estudo se propõe a investigar o impacto da pandemia de COVID-19 nas práticas e recursos de literacia familiar no contexto brasileiro, comparando os períodos pré-pandêmico e pandêmico. Propõe também investigar o efeito das variáveis estresse e nível socioeconômico (NSE) das famílias no ambiente de literacia familiar durante a pandemia. Realizou-se a aplicação de questionário online em 1538 famílias responsáveis por 2223 crianças de 0 a 11 anos de idade. Os resultados indicam que houve mudança nas práticas de leitura e nos recursos de literacia familiar durante a pandemia de COVID-19. Quando comparados os relatos dos responsáveis de como essas práticas aconteciam antes e como passaram a acontecer durante a pandemia, observa-se diminuição na frequência da leitura para as crianças, no entanto, com aumento no tempo de duração das mesmas. Nos recursos de literacia familiar, disponíveis na residência, observa-se: aumento na quantidade de livros digitais, jogos digitais e jogos educativos de tabuleiro/cartas para as crianças e diminuição na quantidade de livros para adultos. O estresse apresentou efeito sobre as práticas de leitura: os responsáveis que perceberam que ficar em casa durante a pandemia era muito/extremamente estressante liam com menor frequência para as crianças, mas com mais tempo de leitura. Por sua vez, o NSE apresentou efeito sobre os recursos de literacia familiar, houve aumento na quantidade de jogos educativos de tabuleiro/cartas nas residências do grupo de classe A e B. A quantidade de livros para adultos no grupo de classe E apresentou diminuição após o início da pandemia. Estes resultados indicam que a pandemia impactou o ambiente de literacia familiar, apresentando associação com o estresse percebido pelas famílias e pelo nível socioeconômico.
Abstract: Habits of home literacy introduction enhance the reading and writing learning process in preschool children. The act of stimulating children before they enter formal education can improve their performance in the conducive period for oral language, reading and writing skills acquisition and in later years. Thus home literacy shows value for the alphabetization and it is especially useful in present times, after two years of Covid-19 pandemic. The present study aims to investigate the impact of Covid-19 pandemic on family literacy practices and resources in the Brazilian context, comparing pre-pandemic and pandemic periods. It also proposes to investigate the impact of the variables stress and socioeconomic level (NSE) of families on literacy practices during the pandemic. The application of an online questionnaire was performed in 1538 families responsible for 2223 children from 0 to 11 years old, from different regions of the country. The results indicate that there was a change in reading practices and family literacy resources during the Covid-19 pandemic. Comparing the reports from the family members responsible for these practices about pre-pandemic and epidemic periods, there is a decrease in the frequency of reading for children, however, with an increase in their duration. In family literacy resources, available at the residence, it was observed: an increase in the amount of digital books, digital games and board educational games/cards for children and decrease in the amount of books for adults. Stress had an effect on reading practices: those who felt that staying at home during the pandemic was very/extremely stressful read less often for children, but with more reading time. Furthermore, the NSE had an effect on family literacy resources, showing that there was an increase in the amount of board educational games/cards in the homes of the Class A and B NSE Group and a decrease in the quantity of books that adults from Class E possessed from pre-pandemic to pandemic periods. These results indicate that the pandemic had an impact in the environment of family literacy, presenting association with stress perceived by families and socioeconomic level.
Assunto: Psicologia - Teses
Aprendizagem - Teses
COVID-19 Pandemia, 2020- - Teses
Linguagem - Teses
Alfabetização - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74270
Data do documento: 8-Fev-2023
Término do Embargo: 8-Fev-2025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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