Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74288
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dc.contributor.advisor1Édson Paulo Dominguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2059703319050475pt_BR
dc.contributor.advisor2Débora Freire Cardosopt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775441040633035pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mark Horridgept_BR
dc.contributor.referee1Édson Paulo Dominguespt_BR
dc.contributor.referee2Débora Freire Cardosopt_BR
dc.contributor.referee3Luís Eduardo Afonsopt_BR
dc.contributor.referee4Admir Antônio Betarelli Jr.pt_BR
dc.contributor.referee5Ana Hermeto; Bernardo Lanza Queirozpt_BR
dc.creatorGuilherme Silva Cardosopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205601137142589pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T12:49:09Z-
dc.date.available2024-08-20T12:49:09Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74288-
dc.description.abstractA Reforma da Previdência de 2019 (Emenda Constitucional nº 103/2019) teve como objetivo melhorar a sustentabilidade do regime de repartição RGPS – Regime Geral de Previdência Social ao estabelecer o parâmetro de idade mínima de aposentadoria como critério único para a garantia do benefício, bem como alterar a fórmula do benefício. O período de transição da reforma retém a taxa de crescimento de novos aposentados na medida em que se atinge a nova idade mínima estabelecida, aumentando, por consequência, o tamanho da força de trabalho. Após o período de transição, programado para durar até 2033, o déficit do RGPS, assim como o da poupança do Governo, cresce de forma abrupta. Ao testar diferentes fechamentos de condição fiscal, foi possível projetar um cenário de política com “alívio orçamentário”, que apresenta melhores resultados fiscais (R$562 bilhões de poupança do Governo e R$944 bilhões de economia para o RGPS, em relação ao cenário sem reforma, ao nível de preços de 2100) e um cenário de “alívio tributário”, que projeta maior crescimento econômico, equalizando os resultados de déficit em relação ao PIB em ambos os experimentos de política. Assim, enquanto o cenário sem a reforma projeta uma razão de 21% do déficit do RGPS sobre o PIB e de 32,7% do déficit da poupança do Governo sobre o PIB em 2100, os cenários de política com alívio orçamentário e com alívio tributário apresentam, respectivamente, 16,97% e 29,44%, e 17,03% e 29,7%. Modelar a reforma com o modelo BRIGHT também nos permitiu observar uma piora distributiva da renda das famílias, tendo em vista a importância do benefício de aposentadoria do regime como fonte de renda das famílias mais pobres, entre outros efeitos indiretos intrínsecos ao cenário de alívio tributário. Esta tese também prospecta sobre a produtividade do trabalho e a adesão de contribuintes ao RGPS. Ela mostra que o número de trabalhadores desprotegidos por lei (CLT) e pela previdência social cresceu no período de 2015 a 2022, quando não somente a reforma da previdência, mas outras reformas trabalhistas em direção à flexibilização generalizada foram aprovadas. Aquilo ficou caracterizado como a precarização da força de trabalho, caracterizada pelo aumento de trabalhadores conta-própria, frequentemente irregulares à natureza do trabalho exercido e desprotegidos por direitos trabalhistas. Dois diferentes experimentos mostraram que a cobertura previdenciária é um alicerce para o bom desempenho do regime de previdência, de modo que a formalização do trabalho (assim como uma maior massa salarial) deveria ser objetivada; alternativamente, ao incentivarem a flexibilização excessiva do trabalho, formuladores de política desencorajam a adesão e permanência de contribuintes ativos, minando, em potencial, o regime como um todo.pt_BR
dc.description.resumoThe National Pension Scheme (RGPS) 2019 reform (Constitutional Amendment Nº 103/2019) aimed at enhancing the PAYG scheme’s sustainability by introducing the parameter of minimum age of retirement as the one criterion to get access to the benefit, as well as changing the benefit formula. The transition phase of the reform holds the new eligible pensioners growth rate as it reaches the new minimum age of retirement, simultaneously inflating the workforce. After the transition phase, set to last until 2033, RGPS deficit as well as Government savings go downhill. The "Policy with Budget Relief" scenario delivers better fiscal results (R$ 562 billion savings to Government and R$ 944 billion savings in the RGPS, compared to the baseline scenario in 2100 prices level). On the other hand, the "Policy with Tax Relief" scenario delivers better economic outputs, equalizing the deficit ratio to GDP results of both experiments. Thus, while the scenario with no reform projects a ratio of 21% of the RGPS deficit to GDP and 32.7% of the Government savings deficit to GDP in 2100, the policy scenarios with budget and tax relief present, respectively, 16.97% and 29.44%, and 17.03% and 29.7%. Modelling the pension reform through the BRIGHT model also allows us to see a distributional worsening of households’ income, for the retirement benefit of the scheme is an important source of income of the poorer households, amongst other indirect effects derived from the scenario with tax relief. This Thesis also prospects about labor productivity and the RGPS enrollment. It showed that the number of workers unprotected by law and unenrolled in pension schemes has increased in the period of 2015-2022, when not only the pension but other labor reforms towards general flexibilization were approved. That became known as the precarization of the labor force, characterized by the increase of self-employed workers, often irregulars to the nature of their jobs and unprotected by labor rights. Two different experiments have shown that pension coverage is an important foundation for the scheme’s performance, in a way that labor formality (as well as higher wage levels) should be pursued; alternatively, by encouraging labor flexibilization, policymakers discourage pension’s active enrollment, potentially undermining the scheme as whole.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemographic Dividendpt_BR
dc.subjectSocial Securitypt_BR
dc.subjectFiscal Adjustmentpt_BR
dc.subjectEconomic Growthpt_BR
dc.subjectHouseholdspt_BR
dc.subjectLabor Marketpt_BR
dc.subjectProductivitypt_BR
dc.subjectComputable General Equilibriumpt_BR
dc.titleLabor and Pension in an Ageing Society: A Computable General Equilibrium Approach for Brazilian Economypt_BR
dc.title.alternativeTrabalho e Previdência em uma sociedade em envelhecimento: uma abordagem de Equilíbrio Geral Computável para a economia brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
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