Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74294
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dc.contributor.advisor1Maria José Batista Pinto Florespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452355484066620pt_BR
dc.contributor.referee1Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalbenpt_BR
dc.creatorSílvia Conceição Rocha Manoelpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3687903294577767pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T14:23:00Z-
dc.date.available2024-08-20T14:23:00Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74294-
dc.description.abstractThis dissertation has as its object the work of the General Pedagogical Coordinator I (CPGI) in Early Childhood Education (EI) of the Municipal Education Network of Belo Horizonte (RME-BH), in relation to the development of continued in-service training actions with teachers in the school. Among the various responsibilities of the General Pedagogical Coordinator I, there is in-service training, which has assumed an important role in the pedagogical actions carried out in school institutions. It was proposed to understand how coordinators develop these actions and also the challenges and possibilities faced by CPG I when developing them. As a theoretical contribution, we use the historical context of Early Childhood Education in Brazil and in Belo Horizonte, the professionalization of teaching in Early Childhood Education and pedagogical coordination in this process. We also address teacher professional development and continuing education, presenting social, historical and political aspects that guide initial and continuing training, as well as the concepts and models of continuing in-service training. We adopted a qualitative approach and carried out an empirical research with a total of 141 (CAPE) General Pedagogical Coordinators I existing at RME-BH during the period of this investigation, obtaining 87 respondents. From the results found, the majority had, during the period of investigation, 16 to 20 years of experience in teaching and 5 to 10 years of experience in RME-BH, it was possible to verify that the CPGs I participating in the research understand the importance of training continued in service, discussing and promoting reflections about their practices. Time presented itself as a challenge for CPGs I to organize continuing education actions in the context of school dynamics. We consider that even in the face of the challenges experienced in schools, coordinators strive to develop ongoing in-service training actions with teachers, seeking to improve pedagogical practices. We emphasize that municipal public policies are necessary to ensure that training takes place appropriately ensuring the purpose of them providing teaching professional development.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objeto o trabalho do Coordenador Pedagógico Geral I (CPGI) na Educação Infantil (EI) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), em relação ao desenvolvimento das ações de formação continuada em serviço com os docentes na escola. Entre as diversas atribuições do Coordenador Pedagógico Geral I, encontra-se a formação em serviço que tem assumido um papel relevante nas ações pedagógicas desenvolvidas nas instituições escolares. Foi proposto compreender como as coordenadoras desenvolvem essas ações e também os desafios e as possibilidades enfrentadas pelo CPG I ao desenvolvê-las. Como aporte teórico, recorremos ao contexto histórico da Educação Infantil no Brasil e em Belo Horizonte, a profissionalização da docência na Educação Infantil e a coordenação pedagógica nesse processo. Abordamos ainda o desenvolvimento profissional docente e a formação continuada apresentando aspectos sociais, históricos e políticos que norteiam a formação inicial e continuada, como também os conceitos e modelos de formação continuada em serviço. Elencamos a abordagem qualitativa e realizamos uma pesquisa empírica com total de 141 (CAPE) Coordenadores Pedagógico Geral I existentes na RME-BH no período desta investigação, obtivemos 87 respondentes. Dos resultados encontrados, maioria possuía, no período da investigação, de 16 a 20 anos de atuação na docência e de 5 a 10 anos de atuação na RME-BH, foi possível verificar que as CPGs I participantes da pesquisa se apropriam da importância da formação continuada em serviço, discutindo e promovendo reflexões acerca de suas práticas. O tempo apresentou-se como um desafio para as CPGs I organizarem as ações de formação continuada no contexto da dinâmica escolar. Consideramos que mesmo diante dos desafios vivenciados nas escolas, as coordenadoras desenvolvem ações de formação continuada em serviço com as professoras buscando aprimorar as práticas pedagógicas. Ressaltamos que se faz necessário políticas públicas municipais que garantam que as formações aconteçam de forma adequada garantindo a finalidade de elas propiciarem o desenvolvimento profissional docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação continuada em serviçopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógica geralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Educação de Belo Horizontept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEscolas públicas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica geral I da rede municipal de educação de Belo Horizonte frente às demandas de formação continuada em serviço de professores da Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe general pedagogical coordination I of the Belo Horizonte municipal education network in the face of the demands for continued in-service training of Early Childhood Education teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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