Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74426
Tipo: Artigo de Evento
Título: Infraestrutura rodoviária e mobilidade pendular nas microrregiões de Minas Gerais
Autor(es): Ralfo Edmundo da Silva Matos
Carlos Fernando Ferreira Lobo
André Simplício
Resumo: A mobilidade pendular tem sido utilizada como indicador de integração entre lugares. Tornou-se relevante, com a consolidação dos processos de industrialização e urbanização, examinar a mobilidade pendular em diversas áreas das ciências humanas e sociais. Porém, são ainda raras as iniciativas de contrapor os movimentos pendulares e a infraestrutura rodoviária que faculta o deslocamento dos indivíduos no espaço. Esse artigo procura aproximar essas duas dimensões ao analisar o caso de Minas Gerais, tendo como objetivo principal avaliar a possível influência da densidade rodoviária na intensidade dos deslocamentos diários para trabalho e estudo nas microrregiões de Minas Gerais. Como parte da metodologia de análise, foi proposto um Índice de Densidade Rodoviária, que considera as rodovias pavimentadas (simples e duplicadas) que compõem a malha do estado até o ano de 2013 (excluídas as ligações hidroviárias e ferroviárias), contrapostas ao número de sedes municipais e à população residente em cada microrregião. Para análise dos movimentos pendulares foram utilizados os microdados amostrais do Censo Demográfico de 2010, por meio da combinação das variáveis que identificam o município de trabalho e/ou estudo. Os resultados permitiram observar que, além de uma relação de baixa determinação direta, considerados os valores pouco significativos obtidos pela análise de regressão linear geral e local, as regiões do estado que possuíam densa malha rodoviária, em especial na região do triangulo mineiro, também exibiam baixo nível de mobilidade espacial da população. Há, ainda, as microrregiões que se destacavam pela alta mobilidade, como de Belo Horizonte, Ipatinga e Conselheiro Lafaiete, localizadas na porção central de Minas, apesar de uma infraestrutura rodoviária “deficitária”. Contudo, nas regiões ao norte e sul do estado o baixo Índice de Densidade Rodoviária (IDR) coexiste com a Razão de Pendularidade (RP) pouco expressiva. Nesses casos, a baixa mobilidade decorre provavelmente da maior participação do setor econômico agrícola, que tradicionalmente exige menor necessidade de deslocamento diário da força de trabalho quando comparado às necessidades dos setores secundário e terciário, característicos dos principais centros urbanos.
Abstract: Commuting has been used as an indicator of integration between places. With the consolidation of industrialization and urbanization processes, it has become relevant to examine commuting in various areas of the humanities and social sciences. However, there are still few initiatives to compare commuting movements and the road infrastructure that enables individuals to move around in space. This article seeks to bring these two dimensions together by analyzing the case of Minas Gerais, with the main objective of evaluating the possible influence of road density on the intensity of daily commutes to work and school in the microregions of Minas Gerais. As part of the analysis methodology, a Road Density Index was proposed, which considers the paved roads (simple and dual carriageways) that make up the state's network up to 2013 (excluding water and rail connections), compared to the number of municipal seats and the resident population in each microregion. To analyze commuting movements, sample microdata from the 2010 Demographic Census were used, by combining variables that identify the municipality of work and/or study. The results showed that, in addition to a relationship of low direct determination, considering the insignificant values ​​obtained by the general and local linear regression analysis, the regions of the state that had a dense road network, especially in the Triângulo Mineiro region, also exhibited a low level of spatial mobility of the population. There are also microregions that stood out for their high mobility, such as Belo Horizonte, Ipatinga and Conselheiro Lafaiete, located in the central portion of Minas Gerais, despite a “deficient” road infrastructure. However, in the northern and southern regions of the state, the low Road Density Index (RDI) coexists with a low Commuting Ratio (PR). In these cases, low mobility probably results from the greater participation of the agricultural economic sector, which traditionally requires less daily travel by the workforce when compared to the needs of the secondary and tertiary sectors, characteristic of the main urban centers.
Assunto: Mobilidade urbana
Migração
Infraestrutura de transporte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5151/socsci-ix-enm-ST2-1
URI: http://hdl.handle.net/1843/74426
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/infraestrutura-rodoviria-e-mobilidade-pendular-nas-microrregies-de-minas-gerais-22441
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional sobre Migrações
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