Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74552
Tipo: Dissertação
Título: Formação leitora de estudantes da EJA por meio da literatura de cordel
Autor(es): Marilene Sacramento Miranda
Primeiro Orientador: Vinicius da Silva Lírio
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre o processo de formação leitora dos/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a realização desta investigação no Colégio Estadual Luiz Viana Filho (CELVF), localizado na cidade de Candeias-BA, por meio da Literatura de Cordel. Este estudo teve como objetivo identificar quais as ações que podem ser desenvolvidas para aumentar a capacidade de leitura dos/das participantes da pesquisa, continuar a ler no seu dia a dia e prosseguir estudando. Para tanto, foi utilizado procedimento metodológico autoetnográfico, porque permitiu que eu observasse como o estudo do meu eu, individual, podia contribuir para as questões relevantes para uma coletividade e vice-versa. Ao mesmo tempo, realizar a experiência de estudar o processo de formação leitora dos estudantes e de (auto) formação da professora-pesquisadora considerando a história pessoal, cultural e social dos/as participadores/as desta pesquisa e as condições específicas nas quais ocorrem o ensino aprendizagem de leitura. Foram esses fatores que me levaram a optar pela Literatura de Cordel. Outro fator que contribuiu para a minha escolha foi o fato de ser um gênero textual que apresenta significados, histórias, culturas e potencial para compor uma experiência estética com a qual os/as alunos possam se identificar. Além disso, admitiu a presença das várias vozes dos/das estudantes, que perpassam a criação de textos, atuando também como cordelistas. O propósito deste estudo é discutir a relevância da Literatura de Cordel na escola, uma vez que é considerada uma Arte. Os/as partícipes tiveram a oportunidade de ler e criarem e tornam-se autores/as de textos de cordéis, aprimorando sua habilidade leitora e criativa, por meio de vivências estéticas durante as oficinas de leitura e criação, que gerou o produto pedagógico desta pesquisa.
Abstract: This study presents a thoughtfulness on the reading training process of the students from the Andragogical Youth and Adult Education (EJA), during the fulfillment of this investigation at the Public State Education Institution: “Colégio Estadual Luiz Viana Filho (CELVF)”, located at the city of Candeias-BA, through the Cordel Literature. This study aimed to identify which actions can be developed to increase the students who participated of this research reading capacity, so they can continue to read day after day and keep up on their groundwork. For that reason, the autoethnographic methodological procedure was used because it allowed me to observe how the study of my individual self could contribute to relevant questions to a whole collectivity, and vice versa. At the same time, carry the experience of studying the reading training process of students and (self) training of the professor-researcher considering the personal, cultural, and social story of the participants in this scrutiny and specific conditions in which teaching-learning of reading occurs. These were the factors that led me to choose Cordel Literature. Another factor that contributed to my personal choice was the fact that it is a textual genre that presents definition, histories, and cultures and the potential to compose an aesthetic experience in which students can identify themselves with. Moreover, it admitted the presence of many student’s voices, that pervades the texting creating, participating as “Cordealistas” as well. The purpose of this study is to discuss the relevance of Cordel Literature at school, once and since it is considered as Art. The participants have had the opportunity to read and create, and to become authors of Cordel texts, enhancing their reading and creative skills through exquisite livings at reading and creating workshops, which led to the pedagogical product of this research.
Assunto: Educação
Educação de adultos
Alfabetização de adultos
Leitura - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74552
Data do documento: 16-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO -2024.pdfDissertação Marilene Sacramento Miranda2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.