Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Viviane de Souza Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3916570471672394pt_BR
dc.creatorElisa Conceição Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8662529696831199pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T15:02:39Z-
dc.date.available2024-08-21T15:02:39Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74556-
dc.description.abstractThis master's degree work involved the production and application of an investigative didactic sequence about fungi, with the participation of 2nd year high school students at the educational institution “Regina Pacis” located in the State of Minas Gerais. The methodology developed was based on the premises of Teaching by Investigation, seeking to encourage the active participation of students by bringing scientific knowledge closer to their reality. The Research-based Teaching approach demonstrated positive results by providing dynamic and interactive activities, which generated motivation, creativity, interest in learning and brought students' daily lives closer to scientific knowledge. This engagement resulted in more meaningful learning, highlighting the expansion of the participants' domains of conceptual, epistemic, social and material knowledge. This work aimed to enrich the understanding of the Fungi kingdom and train citizens capable of making ethical, environmental and social decisions in favor of living beings and the planet, in addition to promoting literacy and scientific literacy with the active participation of students, the collaboration, resolving challenging situations and encouraging learning. The activities carried out provided students with scientific development and an understanding of the actions of fungi in the environment, evaluated through discussions and research reports. This didactic sequence sought to encourage learning and develop in students skills such as critical thinking, teamwork and autonomy in resolving problem situations, thus strengthening the effective integration of Science, Technology, Society and Environment (CTSA) contributing to a more relevant and contextualized education. Students played a central role throughout the teaching and learning process, actively participating and contributing to the creation of educational materials, such as board games, interactive slides and concept maps. The interconnection between the domains of knowledge favored the application of concepts in everyday life, fostered interest and awakened students' motivation for educational activities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de mestrado envolveu a produção e aplicação de uma sequência didática investigativa sobre fungos, com a participação de estudantes do 2º ano do Ensino Médio na instituição educacional “Regina Pacis” localizada no Estado de Minas Gerais. A metodologia desenvolvida baseou-se nas premissas do Ensino por Investigação buscando favorecer a participação ativa dos estudantes ao aproximar o conhecimento científico de sua realidade. A abordagem de Ensino por Investigação demonstrou resultados positivos ao proporcionar atividades dinâmicas e interativas, as quais geraram motivação, criatividade, interesse pela aprendizagem e aproximaram o cotidiano dos educandos ao conhecimento científico. Esse engajamento resultou em uma aprendizagem mais significativa, destacando-se a ampliação dos domínios do conhecimento conceitual, epistêmico, social e material dos participantes. Este trabalho teve como propósito enriquecer a compreensão sobre o reino Fungi e formar cidadãos capazes de tomar decisões éticas, ambientais e sociais a favor dos seres vivos e do planeta, além de fomentar o letramento e a alfabetização científica com a participação ativa dos educandos, a colaboração, resolução de situações desafiadoras e o estímulo à aprendizagem. As atividades realizadas propiciaram o desenvolvimento científico dos educandos e a compreensão das ações dos fungos no meio ambiente, avaliadas por meio de discussões e relatórios de pesquisa. Esta sequência didática buscou fomentar a aprendizagem e desenvolver nos estudantes habilidades como o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a autonomia na resolução de situações-problema, fortalecendo assim a integração efetiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) contribuindo para uma educação mais relevante e contextualizada. Os educandos desempenharam um papel central em todo o processo do ensino e aprendizagem, participando ativamente e contribuindo para a criação de materiais educativos, como jogos de tabuleiro, slides interativos e mapas conceituais. A interconexão entre os domínios do conhecimento favoreceu a aplicação dos conceitos no cotidiano, fomentou o interesse e despertou a motivação dos educandos pelas atividades educativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectDomínios do conhecimento científicopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectMicroscopiapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherFungospt_BR
dc.subject.otherMicroscopiapt_BR
dc.subject.otherConhecimentopt_BR
dc.subject.otherPlano de aulapt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.titleA articulação dos domínios do conhecimento em uma sequência didática investigativa sobre o reino Fungipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM ELISA CONCEIÇÃO MOREIRA.pdf7.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.