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Tipo: Dissertação
Título: A influência das experiências adversas na infância no envelhecimento bem-sucedido
Título(s) alternativo(s): The influences of childhood adverse experiences on successful aging
Autor(es): Marcos Thadeu Gurgel Cordeiro de Faria
primer Tutor: Pricila Cristina Correa Ribeiro
primer miembro del tribunal : Elizabeth do Nascimento
Segundo miembro del tribunal: Heloisa Gonçalves Ferreira
Resumen: As experiências da infância influenciam todo o curso de vida, incluindo até mesmo a velhice. O objetivo desta pesquisa quantitativa correlacional retrospectiva foi investigar se existem associações significativas entre as experiências adversas na infância (EAI) e o envelhecimento da pessoa idosa. A hipótese foi que esta associação seria de tendência proporcional inversa: quanto maior a exposição à EAI, menos provável seria as pessoas idosas apresentarem indicadores de envelhecimento bem-sucedido (EBS). Primeiramente foi realizada uma revisão de escopo da literatura que visou mapear as pesquisas que investigaram experiências adversas na infância com pessoas idosas. Esta etapa possibilitou maior entendimento sobre as estratégias utilizadas neste tipo de pesquisa retrospectiva. Em seguida foi conduzida a pesquisa empírica aqui proposta. Não existe consenso na literatura sobre o que é EBS, portanto também não há protocolo consensual para acessá-lo. Os parâmetros adotados para avaliar os indicadores de EBS da amostra (N = 356) foi uma combinação da conceituação apresentada na revisão sistemática conduzida por Martin em 2014 e o Two Factor-Model (Modelo de Dois Fatores) proposto por Pruchno em 2010, que avalia a dimensão objetiva (saúde física) e a dimensão subjetiva (bem-estar social e emocional). A partir dessas duas referências foram selecionados indicadores de EBS, que foram coletados com o seguinte protocolo: A Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária (Escala de Lawton); Doenças Crônicas (Oito questões para identificar a presença de oito doenças crônicas); Autopercepção do Envelhecimento (Autoavaliação do envelhecimento com nota de 0-10); Escala de Depressão Geriátrica (GDS); e Escala de Suporte Social (MOS-SSS). Para acessar as experiências adversas na infância será utilizado o Questionário Internacional de Experiências Adversas na Infância (EAI-QI) que contempla treze categorias das adversidades na infância: negligência emocional, negligência física, exposição à violência doméstica, exposição à abuso de substâncias por familiar(es), encarceramento de cuidador(a), separação ou morte de cuidador(a), cuidador(a) com transtorno mental ou tendência suicidas, abuso físico, abuso emocional, abuso sexual, bullying, violência na comunidade e violência coletiva. Foi realizada análise descritiva do perfil sociodemográfico da amostra, descrição dos dados das variáveis dependentes (indicadores de EBS) e independentes (EAIs), análise de correlação entre as EIAs e os indicadores de envelhecimento bem-sucedido com coeficiente de Spearman. A correlação de EAIs mais forte encontrada foi com sintomas depressivos (r = 0,345; p < 0,01), e estatisticamente significativa com Autopercepção de Envelhecimento (r = -0,203; p < 0,01) e Suporte Social (r = -0,274; p < 0,01).
Abstract: Childhood experiences influence the entire course of life, including old age. The aim of this retrospective quantitative correlational research was to investigate whether there are significant associations between adverse childhood experiences (ACEs) and aging in older adults. The hypothesis was that this association would be inversely proportional: the greater the exposure to ACEs, the less likely older adults would present indicators of successful aging (SA). Firstly, a scoping literature review was conducted to map the research investigating adverse childhood experiences in older adults. This stage provided a better understanding of the strategies used in this type of retrospective research. Subsequently, the proposed empirical research was carried out. There is no consensus in the literature on what constitutes SA; thus, there is no consensus protocol to assess it. The parameters adopted to evaluate the SA indicators of the sample (N = 356) were a combination of the conceptualization presented in the systematic review conducted by Martin in 2014 and the Two Factor-Model proposed by Pruchno in 2010, which assesses the objective dimension (physical health) and the subjective dimension (social and emotional well-being). From these two references, SA indicators were selected, which were collected using the following protocol: The Lawton Instrumental Activities of Daily Living Scale (Lawton IADL Scale); Chronic Illnesses (Eight questions to identify the presence of eight chronic diseases); Self-perception of Aging (Self-assessment of aging with a score from 0-10); Geriatric Depression Scale (GDS); and Social Support Scale (MOS-SSS). To assess adverse childhood experiences, the Adverse Childhood Experiences - International Questionnaire (ACE-QI) will be used, which includes thirteen categories of childhood adversities: emotional neglect, physical neglect, exposure to domestic violence, exposure to substance abuse by family member(s), caregiver's incarceration, caregiver's separation or death, caregiver with mental disorders or suicidal tendencies, physical abuse, emotional abuse, sexual abuse, bullying, community violence, and collective violence. Descriptive analysis of the sociodemographic profile of the sample, description of the data of the dependent variables (SA indicators), and independent variables (ACEs) were performed. Correlation analysis between ACEs and indicators of successful aging was conducted using the Spearman coefficient. The strongest correlation found was between ACEs and depressive symptoms (r = 0.345; p < 0.01), and statistically significant correlations were observed with Self-perception of Aging (r = -0.203; p < 0.01) and Social Support (r = -0.274; p < 0.01).
Asunto: Psicologia - Teses
Psicologia do desenvolvimento - Teses
Envelhecimento - Teses
Infância - Teses
Saúde mental - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74605
Fecha del documento: 14-jul-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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