Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74608
Tipo: Dissertação
Título: O uso do jogo digital “batalha com dados” na aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of the digital game “batalha com dados” in learning probability in the early years of elementary school
Autor(es): Iuly Kristina Silva Avelar
Primeiro Orientador: Keli Cristina Conti
Primeiro membro da banca : Regina Célia Grando
Segundo membro da banca: Ana Rafaela Correia Ferreira
Resumo: ¬Neste trabalho apresentamos uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação e Docência, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no 2º semestre de 2022. Apesar de termos um currículo em que os conceitos estatísticos e probabilísticos devem ser inseridos na realidade escolar desde os Anos Iniciais, observamos a dificuldade que os estudantes possuem com a leitura e a interpretação de dados, bem como com o uso de probabilidade em situações do cotidiano. Objetivando analisar o processo de aprendizagem ao usar um jogo digital no ensino de conceitos de Probabilidade para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, com intuito de valorizar a descrição, os diálogos e as experiências dos estudantes. Para isso, utilizamos como instrumentos de produção de dados a filmagem, a gravação de áudio, a fotografia, o diário de campo e os registros escritos. Baseamo-nos em um modelo de Letramento Probabilístico (GAL, 2005) e utilizamo-nos dos “momentos do jogo” indicados por Grando (2004), ao desenvolver um trabalho intencional com jogos em sala de aula, para a organização dos encontros. Para realização desta pesquisa, e como proposta de Recurso Educacional, foi desenvolvido um jogo digital denominado pelos estudantes como “Batalha com Dados” e, ao final, foi organizado um e-book, intitulado “Probabilidados”, com algumas possíveis intervenções pedagógicas, a fim de auxiliar os professores a utilizarem-no. Concluímos com a pesquisa que o jogo “Batalha com Dados” proporciona a oportunidade de os estudantes trabalharem de forma colaborativa e estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, tão como a comunicação e cooperação. Ao interagirem com seus colegas durante as partidas, eles podem discutir estratégias, compartilhar conhecimentos e construir juntos um entendimento mais profundo sobre os conceitos de Probabilidade. No entanto, é importante ressaltarmos que o uso do jogo digital não substitui a atuação do professor. Pelo contrário, o professor desempenha um papel fundamental de mediador ao contextualizar as atividades do jogo, propor reflexões, fazer questionamentos e fornecer apoio aos estudantes. O jogo, portanto, deve ser utilizado como um recurso complementar ao ensino, integrando-se a outras práticas pedagógicas e recursos didáticos.
Abstract: In this work we present research carried out in the Professional Master's Degree in Education and Teaching, at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais, in the 2nd semester of 2022. Despite having a curriculum in which statistical and probabilistic concepts must be inserted into the school reality since In the Early Years, we observed the difficulty that students have with reading and interpreting data, as well as with the use of probability in everyday situations. Aiming to analyze the learning process when using a digital game to teach Probability concepts to students in the 5th year of Elementary School, we carried out qualitative research, with the aim of valuing the description, dialogues and experiences of the students. To do this, we use filming, audio recording, photography, field diaries and written records as data production instruments. We are based on a Probabilistic Literacy model (Gal, 2005) and use the “game moments” indicated by Grando (2004), when developing intentional work with games in the classroom, to organize meetings. To carry out this research, and as a proposal for an Educational Resource, a digital game called by the students as “Batalha com Dados” was developed and, at the end, an e-book was organized, entitled “Probabilidados”, with some possible pedagogical interventions, the in order to help teachers use it. We conclude from the research that the game “Batalha com Dados” provides the opportunity for students to work collaboratively and encourages the development of social skills, such as communication and cooperation. By interacting with their colleagues during matches, they can discuss strategies, share knowledge and build a deeper understanding of Probability concepts together. However, it is important to emphasize that the use of the digital game does not replace the teacher's role. On the contrary, the teacher plays a fundamental role as mediator by contextualizing game activities, proposing reflections, asking questions and providing support to students. The game, therefore, should be used as a complementary resource to teaching, integrating with other pedagogical practices and teaching resources.
Assunto: Educação
Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74608
Data do documento: 15-Set-2023
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