Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74611
Tipo: Dissertação
Título: Potências singulares, saberes plurais e experiências de formação no contexto do programa forças no esporte: narrativas de professores/as de educação física
Título(s) alternativo(s): Singular powers, plural knowledge and training experiences in the context of the forces in sport program: narratives from physical education teachers
Autor(es): Isis Aloma Marinho Lima
primer Tutor: Admir Soares de Almeida Junior
primer miembro del tribunal : José Alfredo de Oliveira Debortoli
Segundo miembro del tribunal: Juliana Batista Faria
Resumen: Este trabalho tem como objetivo compreender, por meio de memoriais de formação produzidos em encontros de uma pesquisaformação inspirada na documentação narrativa de experiências pedagógicas, as experiências de formação de professores/as de Educação Física do Programa Forças no Esporte (PROFESP), realizado no interior das organizações militares da Aeronáutica. O estudo dialoga com as singularidades desses/as docentes, que se constituem enquanto potências que carregam diversos saberes e permeiam uma pluralidade de culturas, cujas vozes ainda são pouco conhecidas no âmbito acadêmico. Para isso, me ancorei no campo epistemológico da pesquisa narrativa (auto)biográfica. Os resultados foram obtidos pela análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2006; 2014) dos memoriais de formação e evidenciaram uma prática pedagógica pautada nos princípios do esporte educacional. Além disso, percebi que os professores realizam atividades que vão além da docência, requerendo habilidades e competências da área de gestão. Por fim, considero a escrita dos memoriais de formação dos colaboradores deste estudo como um ato de resistência, pois em cada unidade em que atuam, eles têm em comum o fato de compartilhar uma prática pedagógica capaz de construir caminhos de enfrentamento e superação das condições de vulnerabilidade social.
Abstract: This work aims to understand, through training memorials produced in meetings of a research-training inspired by the narrative documentation of pedagogical experiences, the training experiences of Physical Education teachers at Profesp (Programa Forças no Esporte), carried out in the interior of of the Air Force's military organizations. The study dialogues with the singularities of these teachers, who constitute themselves as powers that carry diverse knowledge and permeate a plurality of cultures whose voices are still little known in the academic field. To do this, I anchored myself in the epistemological field of (auto)biographical narrative research. The results were obtained through a comprehensive-interpretative analysis (SOUZA, 2006; 2014) of training memories and showed a pedagogical practice based on the principles of educational sport. Furthermore, I noticed that teachers carried out activities that went beyond teaching, requiring skills and competencies in the area of management. Finally, I consider the writing of the training memorials of the collaborators in this study as an act of resistance, because in each unit in which they work, they have in common the fact of sharing a pedagogical practice capable of building ways of coping and overcoming the conditions of social vulnerability.
Asunto: Educação
Professores - Formação
Professores de educação física - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74611
Fecha del documento: 15-dic-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
produto educacional potências singulares, saberes plurais.pdf21.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao repositório.pdf4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons