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dc.contributor.advisor1Elza Machado de Melopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1011114159654816pt_BR
dc.contributor.referee1Andréa Maria Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Jandira Maciel da Silvapt_BR
dc.creatorKleber Rangel Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6979690865417964pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T12:41:30Z-
dc.date.available2024-08-22T12:41:30Z-
dc.date.issued2014-01-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74617-
dc.description.abstractThis study presents a research conducted under the University Extension Project Frutos do Morro, of the Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG). It has aimed reflexively to understand the meanings attributed to violence by a group of high school students in a public school in Belo Horizonte (MG), in the perspective of health promotion and Habermas´ Theory of Communicative Action. Starting from the thesis of Habermas' colonization of the lifeworld by the system, it understands the phenomenon of violence as an expression of their mediating role of social relationships in replacement of intersubjective recognition linguistically mediated. Twelve adolescents (10 females and 2 males) were selected from a public school of Urban Agglomerate Morro das Pedras, located in Belo Horizonte (MG). Thirteen meetings (workshops) were conducted and data were collected through participant observation research techniques and field diaries. This is a qualitative study in which we employed the hermeneutic-dialectic method for data analysis. The implementation of the workshops represented the possibility of rebuilding social bonds through participatory methodology and the restoration of dialogical relations for intersubjective recognition based on solidarity among teenagers. So this is understood as a strategy for health promotion, prevention of violence and building a culture of peace at school. The encounters fragments of the life world of these subjects expressed in themes such as these: racism, work, family relationships, social exclusion and poverty. The survey results also point to the need for greater integration among the actors of the school community, as well as for a more effective integration of the school and health services located in their territory.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta pesquisa realizada no âmbito do Projeto de Extensão Universitária Frutos do Morro, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG). Possui como objetivo compreender reflexivamente os sentidos atribuídos à violência por um grupo de adolescentes do ensino médio em uma escola pública de Belo Horizonte (MG), na perspectiva da Promoção da Saúde e à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Partindo da tese habermasiana da colonização do mundo da vida pelo sistema, compreende-se o fenômeno da violência como a expressão de sua função mediadora das relações sociais em substituição ao reconhecimento intersubjetivo mediado linguisticamente. Foram selecionados 12 adolescentes (10 do sexo feminino e 2 do sexo masculino) de uma escola pública municipal do Aglomerado Urbano Morro das Pedras, localizada em Belo Horizonte (MG). Foram realizados 13 encontros (oficinas) e os dados foram coletados por meio das técnicas de pesquisa observação participante e diário de campo. Trata-se de estudo qualitativo em que foi empregado o método hermenêutico-dialético para a análise de dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa COEP da UFMG, sob o parecer de número ETIC 355/09. A realização das oficinas representou a possibilidade de reconstruir os laços sociais por meio de metodologia participativa e o restabelecimento das relações dialógicas para o reconhecimento intersubjetivo com base na solidariedade entre os adolescentes. Portanto, esta é compreendida como uma estratégia de promoção da saúde, prevenção à violência e construção de uma cultura de paz na escola. Nos encontros foram abordados fragmentos do mundo da vida desses sujeitos expressos em temas, como racismo, trabalho, relações familiares, exclusão social e pobreza. Percebeu-se que o contexto de violência estrutural e simbólica não exclui a possibilidade de realizar ações solidárias coordenadas de forma coletiva. Os resultados da pesquisa também apontam para a necessidade de maior integração entre os atores da comunidade escolar, bem como para uma efetiva articulação em rede entre a escola e os serviços de saúde localizados em seu território.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da Ação Comunicativapt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherServiços de Saúde Escolarpt_BR
dc.subject.otherViolênciapt_BR
dc.subject.otherInstituições Acadêmicaspt_BR
dc.titleEncontros e diálogos na escola: promoção da saúde e prevenção da violência entre adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7670-7657pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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