Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/74730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Flávio Terrigno Barbeitas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8877943543630986 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Anna Palma | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Victor Melo Vale | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Eduardo Campolina Vianna Loureiro | pt_BR |
dc.creator | Ricardo Marçal de Souza e Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0881917383344270 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T19:11:44Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T19:11:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/74730 | - |
dc.description.abstract | The recent developments in the dialogue between theoretical research on musical transcription and tradutology have resorted to the thinking of the French philosopher Antoine Berman (1942-1991) to develop an ethical dimension in its propositions that reveals, manifests and embraces the foreignities of a given work. The present investigation, focusing on the Fugue BWV 995 by Johann Sebastian Bach (1685-1750), proposes the composer's suites attributed to the lute – BWV 823, 995, 996, 997 and 1006a – as a potentially fertile field for experimentation of such ideas: the realization of their organological indefiniteness keeps them suspended in a state of transitivity favorable to transcriptional experiments that not only employ the composer's language – the architectural organicity of its musical materials – but also make use of an essential principle underlying its creation: the inventio (“invention”). | pt_BR |
dc.description.resumo | Os desdobramentos recentes do diálogo entre a pesquisa teórica sobre transcrição musical e a tradutologia têm se servido do pensamento do filósofo francês Antoine Berman (1942-1991) para o desenvolvimento de uma dimensão ética em suas proposições que revele, manifeste, acolha os estrangeirismos de uma dada obra. O presente trabalho, em detendo-se sobre a Fuga BWV 995 de Johann Sebastian Bach (1685-1750), propõe as suites do compositor atribuídas ao alaúde – BWV 823, 995, 996, 997 e 1006a – como um campo potencialmente fértil à experimentação de tais ideias: a constatação de sua indefinição organológica as mantêm suspensas num estado de transitividade favorável a experimentos transcricionais que se valham não apenas da linguagem do compositor – a organicidade arquitetônica de seus materiais musicais – mas também do uso de um princípio essencial subjacente à sua criação: a inventio (“invenção”). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tradução literária e transcrição musical | pt_BR |
dc.subject | Antoine Berman | pt_BR |
dc.subject | Obras de J. S. Bach para alaúde | pt_BR |
dc.subject | Estrangeirismo | pt_BR |
dc.subject | Repertório barroco do violão | pt_BR |
dc.subject.other | Música para violão | pt_BR |
dc.subject.other | Arranjo (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 | pt_BR |
dc.subject.other | Berman, Antoine, 1942-1991 | pt_BR |
dc.title | Albergar o longínquo: uma proposta de transcrição para violão da Fuga BWV 995, de J. S. Bach, em diálogo com a tradutologia de Antoine Berman | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 5.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.