Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74731
Type: Dissertação
Title: A bateria de Edu Ribeiro em Cebola no Frevo: a performance de uma mesma obra em diferentes contextos
Authors: Otho Guimarães Filho
First Advisor: Fernando de Oliveira Rocha
First Referee: Rodrigo Heringer Costa
Second Referee: André Machado Queiroz
Abstract: A presente pesquisa busca investigar como um mesmo baterista realiza a performance de uma mesma música em contextos diferentes. O que se mantém e o que muda na interpretação da parte da bateria? Para tanto, optou-se por um estudo de caso do baterista Edu Ribeiro executando versões da música Cebola no Frevo com diferentes formações e durante o período compreendido entre os anos de 2006 (primeira gravação da música) e 2022 (início desta pesquisa). A análise da performance considerou três aspectos: a construção da linha de bateria para o tema da música, o acompanhamento de solistas e a improvisação do baterista na obra. Para auxiliar o processo de análise foi necessário dialogar com a bibliografia existente sobre performance na bateria e bateria brasileira (e sobre o próprio Edu Ribeiro), com entrevistas e aulas do baterista e com conceitos como transcrição, interação musical e estilo. Doze versões da música foram encontradas, várias dessas versões transcritas e analisadas. Entre os principais resultados se destacam as seguintes abordagens: Edu realiza uma linha de bateria no tema da música, muito bem definida e recorrente em termos de estrutura e fraseados, na qual se entende que há uma composição para essa linha; há recorrências de ideias estruturais e fraseados/motivos tanto no acompanhamento de outros solistas quanto no solo da bateria. A estrutura recorrente da música permitiu a construção de um mapa geral da música que apresenta as principais ideias presentes entre as versões encontradas
Abstract: This research seeks to investigate how one drummer may perform the same song in different contexts. What remains the same and what changes in the interpretation of the drum part? To this end, we chose a case study of drummer Edu Ribeiro performing versions of the song Cebola no Frevo in different formations between 2006 (first recording of the song) and 2022 (beginning of this research). The performance analysis considersthree aspects: the construction of the drum line for the song's theme, the accompaniment of soloists, and the drummer's improvisation solo. To assist the process of analysis, it was necessary to dialogue with the existing bibliography on drum performance and Brazilian drums (and on Edu Ribeiro himself), with interviews and classes with Ribeiro, and with concepts such as transcription, musical interaction, and style. Twelve versions of the song were found, several of these versions transcribed and analyzed. Among the main results, the following approaches stand out: Edu performs a drum line in the song's theme, very well defined and recurring in terms of structure and phrasing, in which it is understood that there is a composition for this line; there are recurrences of structural ideas and phrasing/motifs both in the accompaniment of other soloists and in the drum solo. The recurring structure of the song allowed the construction of a general map of the song that presents the main ideas present among the versions found.
Subject: Performance musical
Percussão
Ribeiro, Edu
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74731
Issue Date: 6-Jul-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Final - Otho.pdf19.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.