Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurício Alves Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480268986413015pt_BR
dc.contributor.referee1Gláucia Laís Salomãopt_BR
dc.contributor.referee2Leonardo Fukspt_BR
dc.contributor.referee3Hani Camille Yehiapt_BR
dc.contributor.referee4Sérgio Freire Garciapt_BR
dc.creatorTiago Lima Bicalho Cruzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3490098079288221pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T19:49:51Z-
dc.date.available2024-08-22T19:49:51Z-
dc.date.issued2024-05-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74732-
dc.description.abstractA voz cantada é moldada por uma complexa interação de elementos emocionais, musicais, fisiológicos e acústicos durante a performance. Esta tese explora a relação sutil entre música e ciência, com o objetivo de desvendar as complexidades da performance vocal através de três projetos interconectados. O Capítulo 1 investiga a aplicação da inteligência artificial na separação de vozes em gravações comerciais. Examina a precisão de vários métodos na reconstrução da frequência fundamental (fo), um elemento crucial para a análise vocal, especialmente na avaliação das vozes de cantores renomados e icônicos. O Capítulo 2 oferece uma exploração focada na voz dos contratenores, utilizando ferramentas analíticas avançadas para realizar uma avaliação quantitativa abrangente dos dados coletados por meio de videofluoroscopia, gravações de áudio e eletroglotografia. Este capítulo se concentra na compreensão das técnicas vocais e dos mecanismos fisiológicos dos contratenores, comparando cantores profissionais com estudantes e amadores. O Capítulo 3 ressalta o papel crítico da voz e das expressões faciais na ópera, enfatizando a profundidade emocional transmitida através das performances operísticas. Explora uma nova metodologia para entender como os cantores usam suas vozes e expressões faciais para comunicar emoções, aprimorando a experiência imersiva do público. Esses capítulos, coletivamente, aprimoram nossa compreensão da voz cantada ao fundir perspectivas artísticas e científicas, oferecendo novas percepções e metodologias para estudos vocais. Este corpo de trabalho coeso não só contribui para o campo da ciência vocal, mas também abre caminho para futuras pesquisas, enfatizando a profunda conexão entre a expressão emocional, os mecanismos fisiológicos e a performance musical dos cantores.pt_BR
dc.description.resumoThe singing voice is shaped by a complex interplay of emotional, musical, physiological, and acoustic elements during performance. This thesis explores the nuanced relationship between music and science, aiming to unravel the intricacies of vocal performance through three interconnected projects. Chapter 1 investigates the application of artificial intelligence in voice separation from commercial recordings. It examines the accuracy of various methods in reconstructing the fundamental frequency (fo), a crucial element for vocal analysis, especially for evaluating the voices of renowned and iconic singers. Chapter 2 provides a focused exploration of the countertenor voice, utilizing advanced analytical tools to conduct a comprehensive quantitative assessment of data collected through videofluoroscopy, audio recordings, and electroglottography. This chapter focuses on understanding the unique vocal techniques and physiological mechanisms of countertenors, comparing professional singers with students and amateurs. Chapter 3 underscores the critical role of voice and facial expressions in opera, emphasizing the emotional depth conveyed through operatic performances. It explores a new methodology to understand how singers use their voices and facial expressions to communicate emotions, enhancing the audience's immersive experience. These chapters collectively enhance our understanding of the singing voice by merging artistic and scientific perspectives, offering novel insights and methodologies for vocal studies. This cohesive body of work not only contributes to the field of vocal science but also paves the way for future research, emphasizing the profound connection between emotional expression, physiological mechanisms, and musical performance in singers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subject.otherCantopt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.titleA study on the relations between acoustic and visual emotion expression in western classical singingpt_BR
dc.title.alternativeUm estudo sobre as relações entre a expressão acústica e visual das emoções no canto clássico ocidentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2026-05-20-
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A STUDY ON THE RELATIONS BETWEEN ACOUSTIC AND VISUAL EMOTION EXPRESSION IN WESTERN CLASSICAL SINGING FINAL.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-05-20
33.48 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.