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dc.contributor.advisor1Ricardo Rodrigues de Sousa Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7405446962323137pt_BR
dc.creatorMariana Rodrigues Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T15:01:26Z-
dc.date.available2024-08-23T15:01:26Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74823-
dc.description.abstractObjectives: The study aims to determine, through a systematic review, whether task-specific training results in measurable improvements in motor skills and whether these improvements translate into other aspects of functionality, e.g., body structure and function, as well as activity outcomes. and participation of children and adolescents with ASD, such as: greater independence and active participation in the daily lives of children and adolescents with ASD. Methods: 7943 studies were found, of which 14 were selected for full reading and 4 were selected for the study. Results: The studies included a total of 68 participants, with ages ranging from around 4.33 to 10.07 years. The studies did not report the level of support or social communication classification. They included outcomes of body structures and functions (such as speed and agility, balance, bilateral coordination, strength, reaction time, manual strength, and flexibility), activity (such as gross motor activities and locomotion), and participation (adaptive behavior and social skills). Most studies evaluated outcomes related to speed and agility. Training characteristics included 60-minute sessions, performed one to three times a week, over a 12-week period. The training consisted of walking activities on unstable surfaces and jumping organized in a circuit format. Conclusion: The study concludes that task-specific training has a significant positive impact on the motor development of children with ASD, with regard to outcomes involving speed, agility, balance, strength, reaction time, manual strength and flexibility, as well as bilateral coordination.pt_BR
dc.description.resumoObjetivos: O estudo visa determinar, através de uma revisão sistemática, se treino específico da tarefa resulta em melhorias mensuráveis nas habilidades motoras e se essas melhorias se traduzem em outros aspectos de funcionalidade, por exemplo, estrutura e função corporal, assim como desfechos de atividade e participação de crianças e adolescentes com TEA, tais quais: maior independência e participação ativa na vida diária das crianças e adolescentes com TEA. Métodos: Foram encontrados 7943 estudos, dos quais 14 foram selecionados para leitura completa e 4 foram selecionados para o estudo. Resultados: Os estudos incluíram um total de 68 participantes, com idades variando em torno de 4,33 a 10,07 anos. Não foi reportado pelos estudos o nível de suporte ou classificação de comunicação social. Eles incluíram desfechos de estruturas e funções corporais (como velocidade e agilidade, equilíbrio, coordenação bilateral, força, tempo de reação, força manual e flexibilidade), atividade (como atividades motoras grossas e locomoção), e participação (comportamento adaptativo e habilidades sociais). A maioria dos estudos avaliou desfechos relacionados à velocidade e agilidade. As características dos treinos incluíram sessões de 60 minutos, realizadas de uma a três vezes por semana, durante um período de 12 semanas. O treino consistiu em atividades de marcha em superfícies instáveis e saltos organizados em formato de circuito. Conclusão: O estudo conclui que o treino específico da tarefa tem um impacto positivo significativo no desenvolvimento motor de crianças com TEA, no que diz respeito aos desfechos que envolvem velocidade, agilidade, equilíbrio, força, tempo de reação, força manual e flexibilidade, assim como coordenação bilateral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTreino específico da tarefapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectIntervençõespt_BR
dc.subject.otherTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherExercícios terapêuticospt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.subject.otherFisioterapiapt_BR
dc.titleEfetividade de intervenções de treino específico da tarefa em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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