Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74874
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia
Other Titles: A question beyond semantics: investigating and demarcating conceptions about physico-natural components in Geography Teaching
Authors: Eliana Marta Barbosa de Morais
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Abstract: Como denominar o ensino de relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação, clima entre outros, nas aulas de Geografia na Educação Básica? A fim de responder a esse questionamento, desenvolvemos o conceito de “componentes físico-naturais”, acreditando que ele traz consigo uma compreensão acerca do objeto da ciência geográfica e de seu ensino na Educação Básica. Ressaltamos a necessidade dessa conceitualização, construindo um estado do conhecimento sobre componentes físico-naturais em teses e dissertações referentes ao ensino de Geografia. Por meio dessa construção foi possível identificar: i- trabalhos que versam sobre esses componentes; ii- componentes físico-naturais contemplados nas investigações; iii- abordagem individual ou em articulação com outros componentes da mesma origem; iv- terminologias utilizadas para designar os componentes no interior das pesquisas e em seu ensino escolar; v- associação entre componentes físico-naturais e sociais; vi- apropriação desses componentes para que se realize, na escola básica, a interpretação de uma situação geográfica. Na busca por um conceito que abarque o dinamismo e os processos de constituição do espaço geográfico, bem como atenda às demandas da Geografia escolar, defendemos a concepção de componentes físico-naturais, com a finalidade de sua apropriação na Educação Básica.
Abstract: How to name landform, soils, rocks, hydrography, vegetation, the climate in Geography classes in Basic Education? To answer this question, we developed the concept of the “physical-natural components” believing that it brings with it an understanding of the object of Geographic science and its teaching in Basic Education. Investigating Brazilian theses and dissertations, based on content analysis, we built a state of knowledge that allowed us to verify the predominance of individualized analyzes of spatial components;thenon-association between components of different orders; the mismatch perspective of assuming a geographical situation as a basis for the interpretation of the geographical space; the use of terminologies that reinforce the dichotomy between Physical Geography and Human Geography in Basic Education. Thus, we saw the need to reiterate the concept of “physical-natural components” for the evidence of teaching that encompasses integration, dynamism, and the processes of constitution of geographical space in its appropriation in Basic schooling.
Subject: Geografia, Estudo e Ensino
Análise de Componentes Principais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/bgg.v41.65814
URI: http://hdl.handle.net/1843/74874
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/65814
metadata.dc.relation.ispartof: Boletim Goiano de Geografia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma questão além da semântica.pdfA.pdf232.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.