Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74876
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Por um tempo para a geografia
Título(s) alternativo(s): For a time with geography
Autor(es): Roberto Célio Valadão
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Resumo: Neste artigo tratamos da dimensão temporal que se espera seja apropriada durante a análise geográfica conduzida junto aos estudantes da educação básica. Diante da polissemia e complexidade do conceito tempo na ciência defendemos a apropriação, na Geografia, do tempo por nós aqui denominado tempo da espacialidade do fenômeno (tEF), diferenciando-o, portanto, de temporalidades outras que acabam por se fazer presentes na Geografia Escolar. O tEF é aqui empregado na perspectiva de um conceito que atende a um marco teórico e metodológico, na presença de um sistema e em uma organicidade em rede que deve alimentar e conduzir o raciocínio geográfico na educação básica. Buscamos ainda demonstrar as diferentes temporalidades que, na BNCC – anos finais do ensino fundamental, acabam por se fazer presentes e se revelam pouco ou nada efetivas na interpretação de situações geográficas, a exemplo do tempo atmosférico e do clima, do tempo geológico e, inclusive, do tempo histórico.
Abstract: This article addresses the temporal dimension that we hope is appropriate during the geographic analysis carried out by students of basic education. Bearing in mind the polysemy and complexity of the concept of time in science, we defend the appropriation, in Geography, of the time here called phenomenon spatiality time (PSt), thus differentiating it from other temporalities that end up being present in School Geography. The tSP is used here from the perspective of a concept that has a theoretical and methodological framework, in the presence of a system and a networked organicity that must feed and guide geographic reasoning in basic education. We also seek to demonstrate the different temporalities that are present and are little or not effective in the interpretation of geographical situations in the BNCC - final years of elementary school, such as atmospheric time, climate time, geological time and even historical time.
Assunto: Geografia, Estudo e Ensino
Percepção Temporal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1209
URI: http://hdl.handle.net/1843/74876
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1209
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação em Geografia
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