Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74890
Tipo: Dissertação
Título: Formação e disposição dos profissionais da assistência odontológica para o cuidado em saúde mental
Título(s) alternativo(s): Training and disposition of dental professionals for mental health care
Autor(es): Paula Juliene Teles Alves
primer Tutor: Danilo Rocha Dias
primer Co-tutor: Ivana Márcia Alves Diniz
primer miembro del tribunal : Tulio Eduardo Nogueira
Segundo miembro del tribunal: Lia Silva de Castilho
Resumen: Pessoas com transtornos mentais apresentam maior prevalência de doenças bucais. No Brasil, em consonância com o Sistema Único de Saúde, a política de saúde mental baseia-se na descentralização da assistência psiquiátrica e no desenvolvimento de uma rede diversificada para fornecer tratamento acessível e eficiente para pessoas com transtornos mentais. Como parte da equipe de Atenção Primária à Saúde, os dentistas podem identificar pacientes com possíveis alterações de saúde mental e as condições dentárias que podem ser causadas ou associadas a doenças mentais O objetivo deste estudo foi analisar o ensino sobre transtornos mentais em adultos na formação odontológica e as percepções, limitações e disposição dos estudantes e profissionais da Odontologia quanto às condições de saúde mental dos pacientes que demandam acompanhamento especializado e que buscam assistência odontológica. No primeiro estudo, a partir dados disponibilizados na base de dados do e-MEC e em sites das Instituições de Ensino Superior, foram avaliados projetos pedagógicos, matrizes curriculares, ementas e planos de ensino dos cursos de graduação de Odontologia do estado de Minas Gerais para verificar a presença de conteúdo relacionado ao ensino de transtornos mentais e psicopatologia. A análise dos documentos revelou que, dos 40 cursos avaliados, apenas cinco apresentavam alguma abordagem sobre psicopatologia ou transtornos mentais. Um segundo estudo com metodologia qualitativa foi conduzido por meio de cinco grupos focais, compostos de estudantes, docentes e profissionais da assistência odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizando um roteiro semiestruturado por um moderador e uma assistente. Os dados foram gravados por captação de áudio e vídeo e depois transcritos integralmente no programa Word e passando posteriormente pela análise temática com abordagem de Braun e Clarke. Foram incluídos 24 participantes, os grupos foram compostos por 3 a 6 participantes e tiveram duração média de 50 minutos. Emergiram cinco temas: habilidades e competências; percepção do problema; estratégias de enfrentamento; limitações e disposição para atuação. Os resultados sugerem uma deficiência no ensino dos profissionais da assistência odontológica em relação à saúde mental dos pacientes, o que foi observado por meio dos relatos nos grupos focais e por meio da análise de documentos dos cursos de graduação. Entretanto, os participantes do estudo demonstraram percepção quanto ao impacto da saúde mental dos pacientes na assistência odontológica, foram capazes de sugerir alternativas para o enfrentamento dos problemas relacionados, e se mostraram dispostos a colaborar com a assistência em saúde mental.
Abstract: People with mental disorders have a higher prevalence of oral diseases. In Brazil, in line with the Sistema Unico de Saude, mental health policy is based on the decentralization of psychiatric care and the development of a diversified network to provide accessible and efficient treatment for people with mental disorders. As part of the primary health care team, dentists can identify patients with possible mental health alterations and dental conditions that may be caused by or associated with mental illness. The objective of this study was to analyze the teaching about mental disorders in adults and the perceptions, limitations and disposition of dental students and professionals regarding the mental health conditions of patients who require specialized monitoring and who seek dental care. In the first study, based on data available in the e-MEC database and on websites of higher education institutions, pedagogical projects, curricular matrices, syllabi and teaching plans of undergraduate dentistry courses in the state of Minas Gerais were evaluated to verify the presence of content related to the teaching of mental disorders and psychopathology. Analysis of the documents revealed that, of the 40 courses evaluated, only five presented some approach to psychopathology or mental disorders. A second study with qualitative methodology was conducted through five focus groups, composed of students, professors and dental care professionals from the School of Dentistry of the Federal University of Minas Gerais, using a semi-structured script by a moderator and an assistant. The data were recorded by audio and video capture and then transcribed in Microsoft Word software and subsequently subjected to thematic analysis using the Braun and Clarke approach. With a total of 24 participants, the focus groups consisted of 3 to 6 participants and had an average duration of 50 minutes. Five themes emerged: skills and competencies; perception of the problem; coping strategies; limitations and willingness to act. The results suggest a deficiency in the teaching of dental care professionals regarding the mental health of patients, which was observed through reports in focus groups and through the analysis of documents from undergraduate courses. However, the study participants demonstrated perception regarding the impact of patients' mental health on dental care, were able to suggest alternatives for coping with related problems and were also willing to collaborate with mental health care.
Asunto: Saúde mental
Saúde bucal
Transtornos mentais
Assistência odontológica
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/74890
Fecha del documento: 8-jul-2024
Término del Embargo: 8-jul-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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