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Tipo: Tese
Título: Registro eletrônico para a continuidade do cuidado ao paciente : um caso de uso para a passagem de plantão
Título(s) alternativo(s): Electronic Record for Continuity of Patient Care: A Use Case for Shift Handover
Autor(es): José Carlos Serufo Filho
primer Tutor: Zilma Silveira Nogueira Reis
primer Co-tutor: Denise Utsch Gonçalves
Resumen: Introdução: A informatização dos serviços de saúde mudou a forma como armazenamos as informações, e conjuntamente padrões e regulamentações são necessários a fim de garantir sua confiabilidade, melhorar a qualidade, a segurança e a eficiência. A passagem de plantão é um procedimento utilizado para assegurar a continuidade da assistência prestada em ambiente hospitalar, constituindo uma atividade fundamental para a organização do trabalho e a transmissão de informações entre os profissionais que realizam a troca do período de trabalho. A finalidade é abordar elementos essenciais sobre o estado dos pacientes, tratamentos, assistência prestada, intercorrências, pendências e situações referentes a fatos específicos da unidade de internação que merecem atenção. A importância de uma sistematização do registro e controle desta atividade colabora para melhorias na gestão e avaliação contínua com qualidade na assistência, uma vez que as falhas de comunicação são potencialmente perigosas para a segurança do paciente. Objetivos: Avaliar o impacto da implementação, das práticas de comunicação, definir os requisitos de sistema e instrumentalizar o registro eletrônico para continuidade do cuidado na prática da passagem de plantão em hospitais, em termos de segurança da informação, sigilo, qualidade de dados e satisfação do usuário (usabilidade, testes de aceitação). Metodologia: Um ensaio clínico grupo único, aberto, braço único está sendo executado para comparar a prática vigente com o cenário pós-implantação. O cenário pré-implantação foi avaliado coletando-se um conjunto de dados sobre a qualidade da informação escrita nos documentos de passagem de plantão, em dias e turnos sorteados, no período de 25 de Abril a 02 de Junho de 2018, na maternidade do Hospital São Vicente do complexo do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG/Ebserh). Após uma etapa de levantamento de requisitos e desenvolvimento de um protótipo, será realizada uma intervenção, que após três meses, voltará a verificar o impacto da passagem de plantão, por meio dos mesmos instrumentos utilizados na primeira etapa do estudo. Uma revisão integrativa da literatura irá fundamentar os requisitos mínimos para desenvolver a intervenção proposta. Resultados: Antes da etapa de observação direta da passagem de plantão, foi realizado um levantamento junto aos chefes de cada clínica com o objetivo de traçar um cenário geral, observamos que dos 11 questionários, 9 realizavam regularmente e pelos médicos a passagem de plantão, com tempo médio de 15 minutos. Em 10 casos são utilizados formulário (passômetro) padronizado; sendo sete feitos em papel e quatro de forma eletrônica (frequentemente por editor de texto). Em relação ao armazenamento, oito declararam ser feito a impressão e arquivamento, mantidos na unidade por um período médio de 12 meses. Quanto à expectativa de uma nova ferramenta de tecnologia da informação para apoiar a passagem de plantão, foram levantadas as seguintes prioridades: Qualidade, Segurança, Objetividade, Direito do paciente à privacidade, Conteúdo mínimo e Padronização, nessa ordem. Conclusões: Espera-se que o estudo proposto possa avaliar adequadamente o impacto da implantação de um software, desenvolvido para aumentar a eficiência e a segurança na troca de informações de saúde, entre equipes médicas nas sessões de plantão hospitalares.
Abstract: Background: The importance of effective communication for patient safety is critical when it comes to the practice of Doctor's handovers. Effective handovers are vital to patient safety and continuity of care, and this is Electronic handover provides better continuity of care than paper-based handover, and redistribution of tasks during working hours would benefit night staff. Objective: To present the protocol used for the analysis of the quality of information registered in the medical document used in the transference of care sessions between doctors shifts. Methods: This study is a clinical trial, controlled before-and-after in which observations were made before and after the implementation of an intervention, both in a group that receives the intervention. Handover session of physicians in the MATERNITY OF Hospital das Clínicas of the Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil, randomly selected for monitoring. Eighteen before intervention and 18 after the intervention. Results: It is expected with the application of the protocols and the progress of the research that we can evaluate and infer about the use of a computerized tool to carry out the shift, improve the quality of information, length of the transfer, traceability, and audit, and especially safety and quality in patient care.
Asunto: Plantão médico/organização & administração
Sistemas de Informação em Saúde
Assistência ao Paciente
Equipe de Assistência ao Paciente
Registros Eletrônicos de Saúde
Estudos de Viabilidade
Ensaio Clínico
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74974
Fecha del documento: 28-jun-2019
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