Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75014
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Pinto Vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300064372165096pt_BR
dc.contributor.referee1Andrea Mara Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Paola Rocha Gonçalvespt_BR
dc.creatorVinícius Aparecido Brazpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302256632542368pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T18:21:10Z-
dc.date.available2024-08-26T18:21:10Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75014-
dc.description.abstractIn the Brazilian High School system, Biology is part of the Natural Sciences and their Technologies area, along with Chemistry and Physics, which should be addressed in an integrated fashion. During the teaching and the learning process, we face many situations where students are unable to establish direct correlations among the three basic dimensions worked in Biochemistry: the submicroscopic, microscopic, and macroscopic levels, consequently hindering satisfactory learning. Searching for a way to develop inquiry-based learning in Biochemistry education, this study was conducted with high school students using an investigative teaching sequence (ITS) organized in three stages that created learning situations which are able to connect the three dimensions, linking them to the daily routine. The students' understanding about the solubility of curcumin, a substance present in our cuisine, and its potential application in clinical approaches, such as promising methods for the early diagnosis of Alzheimer's Disease, were explored. The project was previously approved by the local ethics committee (number 70201123.9.0000.5149) and, during its execution, students were exposed to various dimensions of the proposal, from its molecular level to social implications. During the execution of the study, a significant increase in students’ understanding was realized, as well as the increase establishment of connections between theory and practice, related to the concepts of solubility, fluorescence, and the interactions of curcumin with biomolecules, in addition to the integration of prior knowledge to new and complex information related to the diagnosis of Alzheimer's Disease. The present work demonstrated that when students are exposed to an investigative and contextualized pedagogical approach, they are capable of relating theoretical scientific knowledge to practical applications of Biochemistry in daily life.pt_BR
dc.description.resumoNo Ensino Médio, a Biologia está inserida na área de CNT (Ciências da Natureza e suas Tecnologias), juntamente com a Química e a Física, que devem ser trabalhadas de maneira integrada. Durante o processo de ensino e aprendizagem, nos deparamos com diversas situações onde os estudantes não conseguem estabelecer inter-relações entre as três dimensões básicas trabalhadas na Bioquímica - o submicro, o micro e o macroscópico, consequentemente inviabilizando a aprendizagem satisfatória. Buscando uma forma de desenvolver a aprendizagem baseada em investigação para o ensino de Bioquímica, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio, a partir de uma sequência de ensino investigativa (SEI) organizada em três etapas que estabeleceram situações de aprendizagem capazes de conectar as três dimensões, associando-as à vida cotidiana. A compreensão dos estudantes sobre a solubilidade da curcumina, substância presente em nossa culinária, e sua possível aplicação na clínica, particularmente em promissores métodos de diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer, foram exploradas. O projeto foi previamente aprovado pelo comitê de ética (número 70201123.9.0000.5149) e, durante sua execução, os estudantes foram expostos às várias etapas da proposta, desde o nível molecular até as implicações sociais. Durante a execução do trabalho, notou-se um aumento significativo na compreensão dos estudantes, bem como o estabelecimento de conexões entre a teoria e prática, referentes aos conceitos de solubilidade, fluorescência e interações da curcumina com biomoléculas, além da integração do conhecimento prévio às informações novas e complexas relacionadas ao diagnóstico da Doença de Alzheimer. Este trabalho demonstrou que, quando os estudantes são expostos a uma abordagem pedagógica investigativa e contextualizada, são capazes de relacionar o conhecimento científico teórico às aplicações práticas da Bioquímica ao cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa em Bioquímicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa em Bioquímicapt_BR
dc.subjectDoença de Alzheimerpt_BR
dc.subjectDoença de Alzheimerpt_BR
dc.subjectCurcuminapt_BR
dc.subjectCurcuminapt_BR
dc.subjectFluorescênciapt_BR
dc.subjectFluorescênciapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherDoença de Alzheimerpt_BR
dc.subject.otherFluorescênciapt_BR
dc.subject.otherCurcuminapt_BR
dc.titleNem tudo que reluz é ouro: fluorescência da curcumina para aprendizagem significativa no ensino de Bioquímica direcionada a estudantes do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeNOT ALL THAT GLITTERS IS GOLD: Curcumin Fluorescence for Meaningful Learning in Biochemistry Education Directed at High School Studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM_REPOSITORIO_VAB.pdf21.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons