Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEliana Guimarães Almeidapt_BR
dc.creatorPatrícia Barros Soares Batistapt_BR
dc.creatorKely Cristina Nogueira Soutopt_BR
dc.creatorBeatriz Iva de Salespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T22:40:04Z-
dc.date.available2024-08-26T22:40:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.issn2763-8588pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75083-
dc.description.resumoLer é um direito de todos os cidadãos e a escola assume papel fundamental no processo de democratização da leitura e da literatura. Ao se pensar em materiais de leitura, as produções literárias são fundamentais para possibilitar que a escola se torne, de fato, uma comunidade de leitores/as. A experiência literária compartilhada abre espaço à criatividade, à reflexão, à sensibilidade e ao pensamento crítico. Estudantes e professores/as precisam de tempo qualificado para a leitura, mas, muitas vezes, o que se vê é a ausência de experiências literárias que tocam e atravessam por sua polissemia e capacidade de sensibilizar por meio de palavras e imagens. Buscando democratizar o acesso à literatura, assegurando-a como um direito (CANDIDO, 1988) o projeto de extensão Círculo de Leitura CP/UFMG busca promover encontros entre livros e leitores, com foco na formação docente. O objetivo é contribuir, por meio de trocas de experiências, compartilhamento de leituras literárias e de textos do campo teórico ligados à temática, para a ampliação da formação literária de educadores/as da rede pública de ensino, visando qualificar os processos de escolarização da leitura literária (SOARES, 2006). Neste trabalho, um recorte da investigação de cárater qualitativo sobre as ações desenvolvidas pelo projeto ao longo do ano de 2022, buscamos refletir sobre a Literatura e a formação docente, apoiando-nos, principalmente, nas reflexões teóricas de Aragão (2016), Candido (1988), Cosson (2013, 2014), Paulino (2014) e Todorov (2009).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofVI Congresso Brasileiro de Alfabetizaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEscolarização da literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleCírculo de leitura: a literatura na formação de docentes da educação básicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2501/1766pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2570-3146pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0863-5217pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.