Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75159
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Comparando os efeitos da educação em dor versus exercício na modificação das crenças em pacientes com dor lombar crônica inespecífica: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Kamila Moreira da Silva
Primeiro Orientador: Larissa Bragança Falcão Marques
Primeiro membro da banca : Leandro Martins de Oliveira Dinis
Segundo membro da banca: Daniel Barreto Rabelo.
Resumo: Introdução: a dor lombar inespecífica é uma condição complexa, caracterizada pela interação de fatores físicos, psicológicos e sociais. Devido a sua grande repercussão, as opções de tratamento eficazes devem abranger um contexto biopsicossocial, justificando uma exploração aprofundada das cognições e do comportamento de dor desses pacientes, como avaliação das crenças. Crenças inadequadas levam a uma resposta catastrófica e comportamentos de evitação de movimentos e atividades considerados como fonte causadora de dor, levando ao processo de desuso. Indivíduos que apresentam modificação desse modelo, são mais ativos no processo de enfretamento da dor e apresentam desfechos mais favoráveis. Objetivos: realizar uma revisão bibliográfica da literatura, para comparar os efeitos da educação em dor versus exercício na modificação das crenças em pacientes com dor lombar crônica inespecífica. Metodologia: a busca foi realizada entre julho e agosto de 2023, utilizando-se os descritores “beliefs”, “education”, “exercise” e “low back pain”, sem data de publicação definida, nas bases de dados eletrônicas PEDro e Pubmed, no idioma inglês. Adotou-se, como critério de inclusão o tipo de estudo ser ensaio clínico aleatorizado. Foram excluídos os artigos cuja amostra não era exclusivamente de indivíduos com lombalgia crônica; o objetivo da intervenção não ser modificação das crenças dos pacientes; a intervenção não apresentar uma modalidade de exercícios terapêuticos e educação em dor como forma de tratamento. Resultados: foram selecionados 5 artigos e todos apresentaram os escores ≥ 5 na escala PEDro, considerados de alta qualidade. Houve variabilidade em relação ao tipo de intervenção utilizada e aos desfechos analisados, sendo verificado um total de cinco diferentes tipos de intervenções, sendo elas: exercício, ioga, fisioterapia, caminhada e educação. Conclusão: tanto exercícios físicos como técnicas de educação em dor foram eficazes na modificação das crenças de evitação do medo em indivíduos com dor lombar crônica não específica, com superioridade de determinada intervenção dependendo do tipo de abordagem utilizada. Mais estudos são necessários para definir melhor a metodologia nos efeitos de exercício e, principalmente na padronização da melhor abordagem direcionada para a educação em dor na modificação das crenças em indivíduos com dor lombar crônica.
Abstract: Introduction: non-specific low back pain is a complex condition, characterized by the interaction of physical, psychological and social factors. Due to its great repercussion, effective treatment options must cover a biopsychosocial context, justifying an in-depth exploration of the cognitions and pain behavior of these patients, such as assessment of beliefs. Inadequate beliefs lead to a catastrophic response and behaviors of avoiding movements and activities considered as a source of pain, leading to the process of disuse. Individuals who present a modification of this model are more active in the process of coping with pain and present more favorable outcomes. Objectives: to carry out a bibliographical review of the literature to compare the effects of pain education versus exercise in modifying beliefs in patients with chronic non-specific low back pain. Methodology: the search was carried out between July and August 2023, using the descriptors “beliefs”, “education”, “exercise” and “low back pain”, with no defined publication date, in the electronic databases PEDro and Pubmed, in the English language. We only included a randomized clinical trial. Articles were excluded if whose sample was not exclusively of individuals with chronic low back pain; the objective of the intervention is not to modify patients' beliefs; the intervention does not present a modality of therapeutic exercises and pain education as a form of treatment. Results: 5 articles were selected and all presented scores ≥ 5 on the PEDro scale, considered high quality. There was variability in relation to the type of intervention used and the outcomes analyzed, with a total of five different types of interventions being verified, being: exercise, yoga, physiotherapy, walking and education Conclusion: both physical exercises and pain education techniques were effective in modifying fear avoidance beliefs in individuals with non-specific chronic low back pain, with superiority of a given intervention depending on the type of approach used. More studies are needed to better define the methodology on the effects of exercise and, mainly, to standardize the best approach aimed at pain education in modifying beliefs in individuals with chronic low back pain.
Assunto: Dor lombar
Exercícios físicos
Educação
Modelo de crenças de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75159
Data do documento: 22-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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