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dc.contributor.advisor1Danusa Munfordpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.referee1Maria de Fátima Cardoso Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Vanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.contributor.referee3Lúcia Helena Sasseronpt_BR
dc.contributor.referee4Luciana Sedano de Souzapt_BR
dc.creatorDeborah Cotta Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0113111004517715pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T14:23:43Z-
dc.date.available2024-08-27T14:23:43Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75231-
dc.description.abstractThis research aims to understand how the objects that children took to Science classes bring together affection-cognition in instructional processes in a group of Elementary School. We analyzed discursive interactions, emotions, affection and the languages in use for developing scientific concepts. The data analysis was oriented by Ethnography in Education, Microethnographic Discourse Analysis and the Historical-Cultural Theory, through the ACCL synthesis analysis unit: Affect-social situated cognition-cultures-languages in use. We used the database of a longitudinal research project that accompanied Portuguese Language and Science classes of a class from the 1st to the 3rd year of Elementary School (from 2012 to 2014). The archived data consists of video recordings of classes, field notes, descriptive tables, artifacts the children produced, and the academic production of researchers who worked with the same database. We carried out micro and macroscopic analyses. At a macro level, we identified and analyzed the objects participants took to the classroom, and two scientific concepts that were developed over time: experimentation and observation. The macroscopic level analyses focused on the history and of the relationships built over time involving objects and the participant’s processes of building the concepts of experimentation and observation. The microscopic analysis was based on the ACCL synthesis analysis unit. We identified, delimited and analyzed two events involving the arrival of two different objects in science classes (a bottle of citric acid and a caterpillar). The micro analysis (at the level of face-to-face interactions), focused on the relationships between affection-cognition during Science activities for the development of scientific concepts. The results indicate that the objects were situated socially, culturally and cognitively in the history of the group and science classes. Moreover, bringing them into the classroom generated important consequences for instructional activity and child development. The discursive interactions with or about objects allowed the construction of scientific concepts of experimentation and observation. We observed that the role of the teacher in valuing and mediating the interaction with or on objects was essential for the processes of instructiondevelopment to happen. We argue, finally, that the research contributes with reflections to the field of Education and Education in Sciences that highlight the specificities of childhood and autonomy of the child, child development and the development of scientific concepts, recognizing science as a social practice that is culturally, socially and politically constructed.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender como a ação de levar objetos para aulas de Ciências, realizada por crianças, deu visibilidade à unidade afeto-cognição nos processos de instrução-desenvolvimento de uma turma ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, e contribuiu para a elaboração de conceitos científicos. Para tal, analisamos, nas interações discursivas, as emoções, os afetos e as linguagens em uso na elaboração de conceitos científicos. A construção e análise dos dados baseou-se em pressupostos teórico-metodológicos da Etnografia em Educação, da Análise Microetnográfica do Discurso, da Teoria Histórico-cultural e da unidade de análise síntese ACCL: Afeto-cognição social situada-culturas-linguagens em uso. Utilizamos o banco de dados de uma pesquisa longitudinal que acompanhou as aulas de Língua Portuguesa e de Ciências de uma turma do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (de 2012 a 2014). Os dados arquivados são compostos por gravações de vídeo das aulas, cadernos de campo, tabelas descritivas, artefatos produzidos pelas crianças e pela produção acadêmica de pesquisadores que trabalharam com os mesmos dados. Realizamos análises nos níveis macro e microscópico. No nível macroscópico identificamos e analisamos os objetos levados para a sala de aula pelos participantes e dois conceitos científicos que estiveram em elaboração e negociação ao longo do tempo: experimentação e observação. Na análise macro foi possível compreender o que contou como experimentação e observação para a turma e como foram os processos de elaboração desses conceitos científicos ao longo do tempo. As análises microscópicas do discurso apoiaram-se na unidade de análise Afeto-cognição social situada-culturas-linguagens em uso. Identificamos, delimitamos e analisamos dois eventos a partir da chegada de dois objetos diferentes em aulas de Ciências (um frasco de ácido cítrico e uma lagarta). Com as análises micro compreendemos como se deram as relações entre afeto-cognição nos processos de instrução-desenvolvimento de Ciências para a elaboração de conceitos científicos, no nível das interações face a face. Os resultados indicam que os objetos eram situados social, cultural e cognitivamente na história do grupo e das aulas de Ciências e geraram importantes consequências para a atividade instrucional e para o desenvolvimento infantil. As interações sociais discursivas com ou sobre objetos permitiram a construção dos conceitos científicos de experimentação e observação. Observamos que o papel da professora em valorizar e mediar a interação com ou sobre objetos foi essencial para que processos de instrução-desenvolvimento acontecessem. Argumentamos, por fim, que a pesquisa contribui com reflexões para o campo da Educação e Educação em Ciências que destaquem as especificidades da infância e autonomia da criança, o desenvolvimento infantil e a elaboração de conceitos científicos, reconhecendo a Ciência como prática social que é cultural, social e politicamente construída.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectConceito científicopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEmoções e cogniçãopt_BR
dc.titleAfeto-cognição em aulas de Ciências da Natureza: interações discursivas com e sobre objetos em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8857-6682pt_BR
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