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dc.contributor.advisor1Fernando César Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3502722438148263pt_BR
dc.creatorMarcelle Cristina Correia Senapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178954114416421pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T14:56:42Z-
dc.date.available2024-08-27T14:56:42Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75236-
dc.description.resumoDurante o ensino remoto emergencial, muitos professores tiveram que aprender a manusear aplicativos e ambientes virtuais para ensinar os conteúdos escolares e para disponibilizar materiais didáticos aos estudantes. Nesse novo cenário, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se intensificou, apresentando diversas possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem. Dentre as TDICs, as simulações podem ser utilizadas nas aulas de química, apresentando experimentos que possam oferecer riscos aos estudantes ou são muito onerosos. Diversas são as plataformas que disponibilizam simulações, entretanto, entendemos que a plataforma Physics Educational Technology (PhET) é bastante ampla e oferece simulações de vários conteúdos da Química. Pensar nos objetivos pedagógicos permite que o professor escolha o recurso que esteja em equilíbrio com as pesquisas na área da educação e com as normas que direcionam o ensino da Química na Educação Básica. No contexto de uma pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação e Docência (PROMESTRE) na linha de Ensino de Ciências, apresentamos a seguinte questão de pesquisa: Quais os domínios do conhecimento científico estão presentes em atividades indicadas para as simulações da área da Química da plataforma PHET? Trabalhar com os domínios em sala de aula pode ajudar os professores a planejar, executar e avaliar as propostas didáticas, além de permitir a implementação de processos dialógicos em sala de aula, valorizando a participação dos estudantes. Para isso, propomos caracterizar os domínios do conhecimento científico presentes em atividades disponibilizadas nas simulações da área da Química no site PHET. O percurso metodológico foi composto de duas fases: I) seleção das simulações que envolvem conteúdo da Química, e II) análise das atividades associadas às simulações a partir de referenciais sobre os domínios do conhecimento científico propostos por Richard Duschl e David Stroupe. As análises das atividades indicaram a predominância do domínio conceitual e, menor frequência dos domínios social, epistêmico e material. Como recurso educacional elaboramos um ebook, que apresenta atividades vinculadas às simulações que promovem a mobilização e a articulação entre os domínios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDomínios do conhecimento científicopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleOs domínios do conhecimento científico em sala de aula: análise de atividades de Química vinculadas às simulações do PhETpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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