Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75312
Type: Artigo de Periódico
Title: As contribuições da Grounded Theory para um estudo sobre a formação de professores
Other Titles: The contributions of the Grounded Theory for the professors training study
Authors: Cinthia Luiz da Silva
Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Abstract: A partir das críticas relacionadas às escolhas metodológicas de pesquisas em Ciências Humanas, especificamente, procurou-se apresentar as contribuições da Grounded Theory para o desenvolvimento de uma pesquisa de formação de professores. A pesquisa contou com dados de uma oficina sobre a aprendizagem baseada em projetos oferecida a professores da uma escola pública. Os professores responderam ao questionário e três profissionais foram entrevistados. Esses dados nos permitiram produzir teorias acerca do processo de formação de professores, possibilitando identificar os conhecimentos mobilizados pelos entrevistados quando questionados sobre os benefícios e limitações da atividade oferecida.
Abstract: Specifically based on the critics related to the methodological choices of research in Human Sciences, we sought to present the contributions of the Grounded Theory for the development of a research on teacher education. The research relied on a workshop’s data focused on project-based learning process offered to public school teachers. The teachers answered a survey and three professionals were interviewed. These data allowed us to produce theories about the teacher training process, making it possible to identify the knowledge mobilized by the interviewees when asked about the benefits and limitations of the activity offered.
Subject: Professores -- Formação
Pesquisa qualitativa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75312
Issue Date: 7-Sep-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5335
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Cocar
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As contribuições da Grounded Theory para um estudo sobre a formação de professores.pdf307.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.