Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75434
Tipo: Tese
Título: Letramentos acadêmicos e as dinâmicas de produção e circulação do conhecimento em um programa de pós-graduação de excelência
Título(s) alternativo(s): Academic literacies and dynamics of knowledge production and circulation in a graduate program ranked as excelent
Autor(es): Paula Aparecida Diniz Gomides
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Maria Zelia Versiani Machado
Segundo membro da banca: Terezinha Cristina da Costa Rocha
Terceiro membro da banca: Raquel Salek Fiad
Quarto membro da banca: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Resumo: A perspectiva dos Letramentos Acadêmicos surge em consonância aos Novos Estudos do Letramento, considerando que os letramentos são desenvolvidos ao longo do engajamento em práticas sociais, contextualizadas e em meio a relações de poder. Entendemos que a vinculação a cursos reconhecidos como de Excelência, avaliados pela CAPES como Programas que alcançaram status internacional, implica no desenvolvimento de determinadas práticas de letramentos acadêmicos relacionadas à produção e circulação de conhecimentos cuja natureza deriva do maior estímulo à internacionalização das universidades. Em consequência, o engajamento em situações que compreendem parcerias de pesquisa internacional, a realização de aulas em línguas estrangeiras e a participação em eventos no exterior, por exemplo, constituem atividades nas quais docentes vinculados a cursos de excelência se envolvem potencialmente. Nosso objetivo principal versa sobre analisar as trajetórias acadêmicas de professores relativas às práticas sociais de letramento em diferentes áreas do conhecimento de um programa de pós-graduação avaliado como de excelência. Tencionando maior aprofundamento sobre as práticas de letramento, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, inspirada na etnografia e baseada em entrevistas semiestruturadas. Entrevistamos e acompanhamos quatro docentes credenciados a um Programa de Pós-Graduação em Educação de excelência das áreas de Biologia, Pedagogia, Sociologia e Educação Física, focalizando diferentes gerações institucionais e perfis de gênero. Interessou-nos os diferentes significados construídos ao longo do credenciamento no Programa, bem como a trajetória acadêmica e a constituição de letramentos acadêmicos ao longo das práticas sociais e enquadres relativos a diferentes papéis adotados nesta vinculação com o Programa. Os documentos oficiais que orientam uma política de avaliação da Pós-Graduação brasileira ditam certas práticas sociais, cuja expectativa mobiliza recursos para o alcance deste status. Identificamos identidades múltiplas, tendo em vista as diferentes expectativas decorrentes na vinculação acadêmica, o impacto das trajetórias acadêmicas dos docentes vinculados a esses Programas, nas práticas de letramentos acadêmicos nas quais se engajam e a ressignificação desses letramentos, influenciados pela política de internacionalização da Pós-Graduação.
Abstract: The perspective of Academic Literacies emerges in line with New Literacy Studies, considering that literacies are developed throughout engagement in social practices, contextualized and in the midst of power relations. We understand that the link to programs recognized as Excellence, evaluated by CAPES as Programs that have achieved international status, implies the development of certain academic literacy practices related to the production and circulation of knowledge whose nature derives from the greater stimulus to the internationalization of universities. As a result, engaging in situations that include international research partnerships, taking classes in foreign languages and participating in events abroad, for example, are activities in which professors linked to courses of excellence potentially become involved. Our main objective is to analyze the academic trajectories of professors regarding social literacy practices in different areas of knowledge in a graduate program rated as excellent. Intending to go deeper into literacy practices, we carried out a qualitative research, inspired by ethnography and based on semi-structured interviews. We interviewed and accompanied four professors accredited to a Graduate Program in Education of excellence in the fields of Biology, Pedagogy, Sociology and Physical Education, focusing on different institutional generations and gender profiles. We were interested in the different meanings constructed throughout accreditation in the Program, as well as the academic trajectory and the constitution of academic literacies throughout social practices and frameworks related to different roles adopted in this connection with the Program. The official documents that guide a Brazilian Postgraduate evaluation policy dictate certain social practices, the expectation of which mobilizes resources to achieve this status. We identified multiple identities, in view of the different expectations resulting from academic affiliation, the impact of academic trajectories of professors linked to these Programs, in the academic literacies practices in which they engage and the re-signification of these literacies, influenced by the internationalization policy of Graduate programs.
Assunto: Educação
Professores universitários - Experiência
Professores universitários - Prática de ensino
Educação - Políticas públicas
Pesquisa educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75434
Data do documento: 29-Set-2023
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