Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75467
Tipo: Tese
Título: "Tão voltado para o futuro e tão consciente do seu passado": o Colégio Pedro II no contexto da Lei 5692/71
Autor(es): Larissa Freire Pereira
primer Tutor: Mônica Yumi Jinzenji
primer Co-tutor: Juliana Miranda Filgueiras
primer miembro del tribunal : Maria do Carmo Martins
Segundo miembro del tribunal: Nádia Gaiofatto Gonçalves
Tercer miembro del tribunal: Rodrigo Patto Sá Motta
Cuarto miembro del tribunal: Thaís Nívia de Lima e Fonseca
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da instauração do regime ditatorial no cotidiano do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro. O recorte temporal compreende o ano de 1964, com o golpe civil-militar, com destaque para a reforma estabelecida pela Lei 5.692/71, sendo finalizado em 1982, quando o ensino profissional deixou de ser obrigatório pela Lei n° 7.044/82. Adotamos como referencial teórico o conceito de cultura escolar, sob a perspectiva de Antonio Viñao Frago, dialogando com os estudos de Ivor Goodson, para a discussão sobre a análise sócio-histórica do currículo. Para auxiliar nesta problematização, utilizamos os conceitos de acomodação, resistência e adesão, tal qual propostos por Rodrigo Motta. A pesquisa examina quatro dos principais jornais em circulação no Rio de Janeiro no período, documentos do Arquivo Nacional (DOPS e Projeto Memórias Reveladas), documentos de autoria do diretor do Colégio no período, como livros didáticos e outros documentos publicados pelo diretor do Colégio, tais como matérias de jornais e conferências, a Lei nº 5.692/71 e documentos administrativos internos ao Colégio: os estudos realizados pela Comissão de Implementação do Colégio Pedro II (1976), as atas de reuniões de professores e os currículos aprovados em 1972 e 1977. Dessa forma, analisando o processo das negociações envolvendo a comunidade escolar junto aos governos ditatoriais, identificamos os impasses e as contradições, que estavam envolvidos na criação de um currículo profissional, em um colégio de tradição humanística. No primeiro capítulo analisamos a instituição referência da pesquisa, o Colégio Pedro II desde sua criação até o período estudado, demonstrando sua importância para as políticas públicas educacionais. No capítulo dois analisamos as duas tentativas de alteração curricular a partir da Reforma curricular a partir da Lei nº 5.692/71 e, no último capítulo analisamos os sujeitos da comunidade escolar, alunos, professores, Diretor-Geral a partir das tensões e conflitos existentes durante o período estudado. Pudemos identificar uma instituição em crise, no período, sob diversos aspectos: a grande diminuição de estudantes matriculados; a perda de prestígio, pela substituição da tradição humanista pela formação profissionalizante; a inviabilidade de oferecer os cursos pretendidos, pela carência material e de professores, e a relação ambígua com os processos repressivos, que ocorriam interna e externamente ao Colégio, e vitimavam estudantes e docentes.
Abstract: This work aims to analyze the impacts of the establishment of the dictatorial regime on the Colégio Pedro ll Rio de Janeriro daily’s life. The time frame covers the year 1964, with the civil-military coup, with emphasis on the reform established by Law 5,692/71, ending in 1982, when professional education was no longer mandatory by Law No. 7,044/82. We adopted school culture as a theoretical reference, from Antonio Viñao Frago’s perspective, dialoguing with Ivor Goodson’s studies, for the discussion on the socio-historical analysis of the curriculum. To aid this problematization, we use the concepts of accommodation, resistance and adhesion, as proposed by Rodrigo Motta. The research examines four of the main newspapers circulating in Rio de Janeiro during the period, documents from the National Archives (DOPS and Projeto Memórias Reveladas), documents authored by the shcool’s head master during the period, such as textbooks and other documents published by the school’s head master, such as articles from newspapers and conferences, Law No. 5,692/71 and administrative documents internal to the school: studies carried out by the Implementation Committee of Colégio Pedro II (1976), teahcer’s meeting minutes and curricula approved in 1972 and 1977 Thus, analyzing the process of negotiations involving the school community with dictatorial governments, we identified the impasses and contradictions that were involved in a professional curriculum creation in a school with a humanistic tradition. In the first chapter, we analyzed the reference institution for the research, Colégio Pedro II, from its creation to the period studied, demonstrating its importance for public educational policies. In chapter two we analyze the two attempts to change the curriculum based on the Curriculum Reform based on Law nº 5,692/71 and, in the last chapter we analyze the subjects of the school community, students, teachers, General head master based on the tensions and conflicts that existed during the period studied. We were able to identify an institution in crisis during the period, from several aspects: the large decrease in enrolled students; the loss of prestige, due to the replacement of the humanist tradition by professional training; the impossibility of offering the desired courses, due to the lack of material and teachers, and the ambiguous relationship with the repressive processes, which occurred internally and externally to the school, and victimized students and teachers.
Asunto: Colégio Pedro II - História
Educação - História
Ensino profissional - História
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75467
Fecha del documento: 22-feb-2024
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