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http://hdl.handle.net/1843/75571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | André Márcio Picanço Favacho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5194971656535358 | pt_BR |
dc.creator | Flavio Soares Guerra dos Anjos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7044370315515760 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T13:57:04Z | - |
dc.date.available | 2024-08-28T13:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/75571 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é fruto de uma observação dos fatos que continuaram a ocorrer após o anúncio do fim das atividades do movimento Escola Sem Partido (MESP), em agosto de 2020, pois algo havia se consolidado: sua prática e seus efeitos de poder. A partir dessa constatação, foi iniciado um trabalho de investigação acerca dos grupos de resistências e oposições ao MESP, o que levou a um coletivo de educadores denominado Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP). Tal coletivo produziu, em formato de podcasts, um potente material de contrapropaganda e desmonte do discurso do movimento Escola Sem Partido e de resistência às extremas-direitas nacional e internacional. Esses podcasts contêm análises que atrelam educação, história e conjuntura política, a partir de temas como: socialismo, “marxismo cultural”, extrema-direita, recusa dos valores iluministas, guerra cultural, assédio moral, milícias digitais e não digitais, Constituição de 1988, valores democráticos, bolsonarismo, ditadura militar, teorias de gênero, processos de produção de marginalidades, ataques às minorias e racismo. A pesquisa que se segue perfaz os percursos traçados pelo próprio PCESP e tem como objetivo retirar a “máscara” apartidária de um movimento de caráter ultrarreacionário. Baseada na noção foucaultiana da “vontade de saber”, foi levantada a tese de que o movimento Escola Sem Partido e a extrema-direita brasileira operam a partir daquilo que aqui se denominou “vontade de destruição” geral e irrestrita das instituições democráticas e do próprio saber. Para analisar o discurso do PCESP e os dados, também foram utilizadas as noções de interdição de discurso, poder e resistência (da filosofia de Michel Foucault), guerra cultural (das teorizações de Castro Rocha), necropolítica (de Sílvio de Almeida), além de alguns apontamentos de Vladimir Safatle e Ester Solano. Nesse movimento, buscou-se traçar a dinâmica da tentativa de destruição das instituições democráticas, considerando o campo da educação peça-chave nesse processo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola Sem Partido | pt_BR |
dc.subject | Professores Contra O Escola Sem Partido | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Guerra Cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Movimento Escola sem Partido (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Política e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | Resistência: coletivo Professores Contra o Escola Sem Partido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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