Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75749
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoyce Padilha de Melopt_BR
dc.creatorFrancisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.creatorFábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.creatorAdlane Vilas-boaspt_BR
dc.date.accessioned2024-08-28T21:25:07Z-
dc.date.available2024-08-28T21:25:07Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u355373pt_BR
dc.identifier.issn1984-2686pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75749-
dc.description.abstractUsing history of science for scientific education has the potential to contribute for the connection of personal, ethical, cultural and political contexts of scientists. The romanticized view of science, which exposes scientists as geniuses working in isolation, can undermine the understanding of the nature of science. Gregor Mendel is an example of this representation, and this article takes a step to demystify the idea that he is the “father of genetics”. In order to contribute with elements to provide teaching and learning processes in a less romantic approach, we used Bruno Latour’s actor-network theory (ANT) to guide sociomaterial analyses of relationships (with humans and non-humans), and employed an analysis of Mendel’s introduction in the so-called flow of science, using the literature on Mendel’s history and genetics. In this way, it was possible to understand the network that supports the development of the laws of heredity, which indicates that Mendel mobilized several actors (botanists, physicists, mathematicians, peas, greenhouses, assistants, academic societies, farmers and different entities) who have collaborated to his conclusions. With this paper, we intend to contribute to research studies that seek to apply a more historically adequate account of genetics as a science, which could help in teaching/learning processes.pt_BR
dc.description.resumoO uso da história da ciência na educação científica tem o potencial de contribuir para a conexão de contextos pessoais, éticos, culturais e políticos dos cientistas. A visão romantizada da ciência, que expõe cientistas como gênios trabalhando isoladamente, pode prejudicar a compreensão da natureza da ciência. Gregor Mendel é um exemplo dessa representação e o presente artigo traz uma contribuição no sentido de desmistificá-lo como o “pai da Genética”. Pensando em contribuir com elementos para proporcionar processos de ensino e aprendizagem mais próximos de uma abordagem menos romantizada, usamos a teoria ator-rede (TAR), de Bruno Latour, para guiar as análises das relações sociomateriais, e empreendemos uma análise sobre a inserção de Mendel no chamado fluxo da ciência, valendo-nos da literatura sobre a história de Mendel e da Genética. Dessa forma, foi possível compreender a rede que sustenta o desenvolvimento das leis da hereditariedade e indicar que Mendel mobilizou diversos atores (botânicos, físicos, matemáticos, ervilhas, estufas, assistentes, sociedades acadêmicas, agricultores e diferentes entidades), que colaboraram para a conclusão de seu trabalho. Com o presente trabalho, pretendemos contribuir para as pesquisas que buscam um tratamento historicamente mais adequado da sistematização da genética enquanto ciência e que poderá, também, auxiliar em processos de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectHistória da genéticapt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.subjectGregor Mendelpt_BR
dc.subjectLeis da hereditariedadept_BR
dc.subject.otherCiência -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Históriapt_BR
dc.subject.otherGenética -- Históriapt_BR
dc.subject.otherHereditariedadept_BR
dc.subject.otherMendel, Gregor -- 1822-1884pt_BR
dc.titleUma contribuição ao ensino de genética por meio de uma abordagem do trabalho de Mendel à luz do fluxo sanguíneo da ciência de Bruno Latourpt_BR
dc.title.alternativeA contribution to the teaching of genetics using Latour’s science’s blood flow to approach Mendel’s workspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/34556pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7039-236Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4519-2870pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1245-2648pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7026-5539pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma Contribuição ao Ensino de Genética por Meio de uma Abordagem do Trabalho de Mendel.pdf354.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.