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dc.creatorSandra Regina Sanchesribaspt_BR
dc.creatorAndréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-28T21:48:28Z-
dc.date.available2024-08-28T21:48:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage3969pt_BR
dc.citation.epage3984pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/revconv.16n.6-056pt_BR
dc.identifier.issn1988-7833pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75750-
dc.description.abstractThis article presents an experience report about a work developed with a group of Elementary School teachers in Belo Horizonte, about the use of Pentamnos as a tool to enhance the development of Computational Thinking (CP) in the early years of elementary school. A workshop was held at the Brazilian Creative Learning Network (RBAC), at the Creative Club of Belo Horizonte, for elementary school teachers. Through narratives and pentaminoes, it was proposed the development of an activity, composed of narrative and construction (physical or digital) of a symbolic character, with justification of the theme in the application of the activity in the teaching practice itself. The study was based on a constructionist approach (PAPERT, 1980), using concrete, playful materials, through which, as the school environment, community and peers interact, cognitive bridges are built for the learning process (BRANSFORD, 2007). The experience showed that the approach of mathematical concepts, through narrative with concrete material, pentaminoes, from the beginning of Basic Education, can offer engagement and expand the possibilities of application, such as, for example, in transdisciplinary use.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com um grupo de professores da Educação Básica de Belo Horizonte, acerca da utilização dos Pentaminós como potencializador do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma oficina na Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), no Clube Criativo de Belo Horizonte, para docentes da escola básica. Por meio de narrativas e dos pentaminós, foi proposta a elaboração de uma atividade, composta de narrativa e construção (física ou digital) de personagem simbólico, com justificativa da temática na aplicação da atividade na própria prática docente. O estudo baseouse em uma abordagem construcionista (PAPERT,1980), com a utilização de materiais concretos, lúdicos, por meio da qual, à medida que interagem ambiente escolar, comunidade e pares, são construídas as pontes cognitivas para o processo de aprendizagem (BRANSFORD, 2007). A experiência mostrou que a aproximação de conceitos matemáticos, por meio da narrativa com material concreto, pentaminós, desde o início da Educação Básica, pode oferecer engajamento e expandir as possibilidades de aplicação, como, por exemplo, no uso transdisciplinar.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofContribuciones a Las Ciencias Socialespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPentaminóspt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectProgramação desplugadapt_BR
dc.subjectMatemática makerpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino criativopt_BR
dc.titleA ciranda dos pentaminós e a aprendizagem criativapt_BR
dc.title.alternativeThe circle of pentaminoes and creative learningpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/888pt_BR
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