Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75837
Type: Tese
Title: Como um laboratório forma cientistas? uma investigação pautada na perspectiva ator-rede
Authors: Bárbara Mariane Martinez Viana
First Advisor: Francisco Ângelo Coutinho
First Co-advisor: Gabriel Menezes Viana
First Referee: Luiz Gustavo Franco Silveira
Second Referee: Marina de Lima Tavares
Third Referee: Karla Cunha Padua
metadata.dc.contributor.referee4: Fátima Teresa Braga Branquinho
Abstract: Esta tese apresenta um estudo etnográfico conduzido durante o processo formativo de uma cientista em um laboratório. O objetivo da pesquisa foi compreender como esse espaço educa e o que os (as) pesquisadores (as) precisam aprender para se formarem enquanto cientistas. Para tanto, percebemos as ações que são engendradas nas práticas sociotécnicas que produzem o sujeito e o próprio laboratório. O olhar para o contexto de análise será baseado em uma leitura latouriana, em especial, a sistematização sobre a Teoria Ator-Rede (TAR). Para investigar o processo de formação dessa cientista dentro do laboratório, nos atentamos à sua aprendizagem em uma perspectiva de afetação (LATOUR, 2008). Buscou-se utilizar a pesquisa etnográfica e os escritos dos estudos de ciência latouriana para investigar o laboratório situado em uma grande universidade do sudeste brasileiro. Esse laboratório pertence ao Departamento de Parasitologia do curso de Ciências Biológicas, onde são desenvolvidas pesquisas referentes à abordagem Diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias. A pesquisa empírica realizou- se no período de junho de 2021 à junho de 2022, e, durante este tempo a etnógrafa acompanhou o processo formativo de uma doutoranda que investiga o diagnóstico de doenças causadas pelo parasito Ascaris suum, nesse laboratório. A coleta de registros e produção de dados foi desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos: acompanhamento dos experimentos realizados no laboratório, relatos orais coletados à distância, via WhatsApp e conversas de vídeo, via Google Meet. Em nossas análises, ao descrevermos os campos etnográficos, evidencia-se potenciais informações sobre como o laboratório contribui para a formação da cientista. Indica-se que a materialidade do espaço como gavetas e armários trazem elementos de pertencimento e da carreira profissional dos (as) cientistas. Além disso, o próprio objeto de estudo da doutoranda, o áscaris, participa de uma divisão entre o mundo interno e o externo ao laboratório. Assim como, durante a pesquisa ao me deparar com dois incidentes, emergiu uma ação comum: o uso de recursos que geram custos ao laboratório. Ambos relatam como a doutoranda é afetada (LATOUR, 2008), se formando ao aprender com esses incidentes. Na dinâmica de funcionamento desse espaço, a própria manutenção da circulação da ciência em sua prática mostra que existem “brechas” que fazem parte da própria “estrutura” dessa rede, que influencia para manutenção de um modus operandi que torna o processo de formação passível de frustrações. Além disso, foi percebido em comportamentos e falas ao longo do acompanhamento etnográfico, situações como o manuseio de camundongos, que exigiam dos (as) pesquisadores (as) habilidades que são desenvolvidas ao longo do processo de aprendizagem. No trabalho com esses não humanos a doutoranda precisou realizar uma preparação do seu estado psicológico para as atividades de manuseio dos animais, o que nos remeteu a discussão que a associação entre pesquisadora+não humano, performada por ambos, torna esses camundongos o objeto de pesquisa da doutoranda. Por fim, na presente pesquisa trazemos respostas sobre como essa rede a qual estão inseridos o laboratório e a nossa parceira de pesquisa forma cientistas, e como é demandado de cientistas em formação saber interagir nas redes que são erguidas no laboratório. Isso significa estar sensível para com os atores que habitam nesse espaço de modo a conseguir negociar seus objetivos de pesquisa com os desses outros.
Abstract: This thesis presents an ethnographic study conducted during the training process of a doctoral student in a laboratory. The objective of the research was to understand how this space educates and what researchers need to learn to graduate as scientists. To this end, we perceived the actions that are engendered in the sociotechnical practices that produce the subject and the laboratory itself. The approach to the analysis context will be based on a Latourian reading, in particular, the systematization of the Actor-Network Theory (ANT). To investigate the training process of this scientist within the laboratory, we focused on her learning from an affectation perspective (LATOUR, 2008). We sought to use ethnographic research and writings from Latourian science studies to investigate the laboratory located in a large university in southeastern Brazil. This laboratory belongs to the Parasitology Department of the Biological Sciences course, where research is carried out regarding the approach for Diagnosis of infectious and parasitic diseases. The empirical research was carried out from June 2021 to June 2022, and throughout this period, the ethnographer followed the training process of a doctoral student investigating the diagnosis of diseases caused by the Ascaris suum parasite, in this laboratory. Record collection and data production were developed based on the following procedures: monitoring of experiments carried out in the laboratory, oral reports collected remotely, via WhatsApp and videocalls via Google Meet. In our analyses, when describing the ethnographic fields, potential information is highlighted about how the laboratory contributes to the training of scientists. It is indicated that the materiality of the space, such as drawers and cabinets, brings elements of belonging and the professional career of the scientists. Furthermore, the budding scientist’s own object of study, the ascaris, participates in a division between the world inside and outside the laboratory. Also, during the research, when I came across two incidents, a common action emerged: the use of resources that generate costs for the laboratory. Both reveal how the doctoral student is affected by the experience (LATOUR, 2008), therefore, being trained by learning from these incidents. In the dynamics of the functioning of this space, the very maintenance of the circulation of science in its practice shows that there are “gaps” that are part of the “structure” of this network itself, which influences the maintenance of a modus operandi that makes the training process prone to frustrations. Besides, it was noticed, in behaviors and conversations throughout the ethnographic monitoring, situations such as handling mice, which required the researchers to have skills that are developed throughout the learning process. In working with these non-humans, the doctoral student needed to prepare her psychological state for animal handling activities, which led us to the discussion that the association between researcher+non-human, performed by both, makes these mice the object of the doctoral student’s research. Finally, in this research we bring answers about how this network in which the laboratory and our research partner are inserted forms scientists, and how scientists in training are required to know how to interact in the networks that are built in the laboratory. This means being sensitive to the actors who inhabit this space in order to be able to negotiate your research objectives with those of others.
Subject: Educação
Educação - Etnologia
Laboratórios
Pesquisadores - Formação
Teoria Ator-Rede
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75837
Issue Date: 22-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bárbara Martinez Viana _Tese-versão finalV7.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons