Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75871
Tipo: Dissertação
Título: Prática de ensino de literatura e música popular: ritmo e poesia na construção da identidade cultural de jovens subalternizados
Título(s) alternativo(s): Teaching practice of literature and popular music: rhythm and poetry in the construction of cultural identity for marginalized youth
Autor(es): Filipe da Silva Moreira
primer Tutor: Pedro Teixeira Castilho
Resumen: A pesquisa que se anuncia, portanto, refere-se ao modo contemporâneo de apreensão da materialidade literária por meio da multimodalidade, termo compreendido neste estudo como a obra que é caracterizada pela existência de mais de um código semiótico e, especificamente, por meio da música popular que geralmente é difundida por meio da canção: gênero híbrido e popular dotado de letra, ritmo, melodia e harmonia. Assim, todos os elementos da música são levados em conta nas análises propostas acerca da investigação sobre os processos educativos subjacentes ao ensino de literatura especificamente, do jovem de periferia em seu contexto sócio-econômico-cultural, considerando sua formação humana e a construção de sua identidade cultural. Nesse sentido, esta pesquisa tem a contribuir tanto com as discussões decoloniais e pós-colonias em contexto escolar, por pretender investigar como a associação entre ritmo e poesia presente em objetos lítero-musicais são também responsáveis pela formação humana e cultural do jovem periférico na contemporaneidade e por sua formação como ser socialmente ativo, sob a égide dos valores morais e éticos apregoados no tecido social. Ou seja, esta investigação busca perceber de que modo o ensino de literatura associado à experiência com a música popular influencia no percurso da formação cultural do sujeito periférico, assim como na construção de sua identidade. Para tanto, a proposta metodológica desta pesquisa está ancorada em uma perspectiva qualitativa, em aproximação com proposta de ateliê biográfico de projetos, com adaptações. Nesse sentido, como resultado, todo processo investigativo permitiu dar vez e voz aos discursos subalternizados no âmbito do ensino de literatura, nas escolas brasileiras, a fim de que sua prática de ensino seja refletida a partir da contribuição crítica de seu público-alvo juvenil.
Abstract: The research announced here pertains to the contemporary mode of apprehending literary materiality through multimodality, a term understood in this study as works characterized by the presence of more than one semiotic code. Specifically, it focuses on popular music, often disseminated through song: a hybrid and popular genre endowed with lyrics, rhythm, melody, and harmony. Thus, all elements of music are taken into account in the proposed analyses regarding the investigation of the educational processes underlying literature teaching, specifically focusing on peripheral youth in their socio-economic-cultural context, considering their human development and the construction of their cultural identity. In this sense, this research aims to contribute to both decolonial and post-colonial discussions in a school context. It intends to explore how the association between rhythm and poetry present in literary-musical objects is also responsible for the human and cultural development of peripheral youth in contemporary times and for their formation as socially active individuals, under the aegis of moral and ethical values proclaimed in the social fabric. In other words, it investigates how literature teaching associated with the experience of popular music influences the trajectory of the cultural formation of the peripheral individual, as well as the construction of their identity. Therefore, the methodological proposal of this research is anchored in a qualitative perspective, in alignment with the proposal of biographical project workshops, with adaptations. As a result, the entire investigative process allowed for giving voice to subalternized discourses in the realm of literature teaching in Brazilian schools. This is done with the aim that the practice of literature teaching is reflected upon based on the critical contribution of its juvenile target audience.
Asunto: Educação
Música na educação
Literatura - Estudo e ensino
Música popular
Periferias urbanas - Aspectos educacionais
Jovens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75871
Fecha del documento: 13-dic-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.