Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75876
Type: Tese
Title: “É o que eles estão querendo pesquisar, estão querendo mostrar”: apropriação de práticas de numeramento da Educação Estatística por estudantes indígenas do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da UFMG
Other Titles: “That's what they want to research, they want to show”: appropriation of numeracy practices in Statistical Education by indigenous students from the Intercultural Training Course for Indigenous Educators at UFMG
Authors: Ruana Priscila da Silva Brito
First Advisor: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
First Referee: Celi Aparecida Espasandin Lopes
Second Referee: Jackeline Rodrigues Mendes
Third Referee: Ana Maria Rabelo Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Gilcinei Teodoro Carvalho
Abstract: Nesta investigação, analisam-se diferentes modos de apropriação, por indígenas em formação docente, de práticas de numeramento relacionadas à produção do conhecimento que se insere e compõe uma cultura estatística. Esses modos de apropriação foram identificados nas interações discursivas que ocorreram em aulas ministradas na segunda turma da habilitação em matemática do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FIEI/UFMG). Em especial, focalizam-se as interações propiciadas pelos encontros em que se desenvolveu uma oficina que propunha e orientava a realização de uma pesquisa de opinião pelos licenciandos e licenciandas indígenas e os incentivava a desenvolver esse mesmo trabalho com seus alunos e suas alunas das escolas indígenas de suas respectivas aldeias. A análise busca reconhecer, nos posicionamentos assumidos por esses sujeitos naquelas práticas discursivas, os tensionamentos que envolvem os processos de apropriação de conceitos, procedimentos e valores relativos à Educação Estatística, compreendidos como instância de apropriação de práticas sociais de letramento no contexto de uma Licenciatura Intercultural Indígena. Assim, mobilizam-se conceitos do campo do letramento para identificar, naquelas interações, diferentes dimensões de letramento estatístico. Com fins analíticos, distinguem-se os conceitos de alfabetização, alfabetismo e letramento relacionando-os, respectivamente, com as dimensões statistical literacy, statistical reasoning e statistical thinking, propostas por Ben-Zvi e Garfield (2004) e com os domínios do conhecimento (conceitual, epistêmico e social) propostos por Duschl (2007). Nesse exercício analítico destaca-se o caráter discursivo dos processos de apropiação das habilidades de Alfabetização Estatística e o papel da relação pedagógica como potencializadora das práticas discursivas e da participação dos sujeitos nela. Focaliza-se, também, o domínio de habilidades complexas de Alfabetismo Estatístico e o trânsito entre conhecimento conceitual e conhecimento epistêmico, que caracteriza a adoção de um raciocínio estatístico. Por fim, aborda-se o Letramento Estatístico como modos de compreender usos e significados da estatística para diferentes grupos sociais, apontando marcas socioculturais que conformam os processos de apropriação de práticas sociais que se utilizam da estatística como um sistema cultural de tratamento, armazenamento, análise, previsão e controle de informações sobre coletivos.
Abstract: In this research, we analyze different ways of appropriation, by indigenous in teacher education, of numeracy practices related to the production of knowledge that is part of and composes a statistical culture. These modes of appropriation were caught in the discursive interactions that took place in classes given to the Mathematics qualification second class of the Intercultural Training Course for Indigenous Educators, Faculty of Education, Federal University of Minas Gerais (FIEI/UFMG). In particular, they focus on the interactions provided at meetings where a workshop was developed to propose and guide the conducting of an opinion poll by indigenous undergraduates and encourage them to do the same work with their students from the indigenous schools of their respective villages. The analysis seeks to recognize, in the positions taken by these subjects in those discursive practices, the tensions that involve the processes of appropriation of concepts, procedures and values related to Statistical Education, understood as an instance of appropriation of social literacy practices in the context of an Indigenous Intercultural Teacher Training Course. Thus, concepts from the field of literacy are mobilized to identify, in those interactions, different dimensions of statistical literacy. For analytical purposes, the concepts of alfabetização, alfabetismo and letramento are distinguished, relating them, respectively, to the statistical literacy, statistical reasoning and statistical thinking dimensions proposed by Ben-Zvi and Garfield (2004) and to the domains of knowledge (conceptual, epistemic and social) proposed by Duschl (2007).
Subject: Educação
Professores indígenas - Formação
Matemática - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75876
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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