Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75878
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sustentabilidade atmosférica em Belo Horizonte mediante iniciativa de mitigação de emissões advindas do setor de transporte terrestre
Autor(es): Priscylla Pavlowa Senna Electo Queiroz
Primeiro Orientador: Victor Mourthé Valadares
Primeiro membro da banca : Wellington Lopes Assis
Resumo: A atmosfera é parte essencial para a vida no Planeta. Ela resulta da interação entre os meios bióticos e abióticos que, se permanecerem em uma dinâmica equilibrada, favorecem a continuidade da biosfera. Portanto, o grande aumento da população humana, situado na vigência predominante de premissas capitalistas, tem causado distúrbios oriundos das repercussões negativas dos avanços industriais e tecnológicos e da dinâmica demográfica inconsequente. Essas questões carecem de ações de sustentabilidade eficazes e eficientes. As práticas antrópicas sem correta reflexão de impactos são fatores que têm desequilibrado ciclos biogeoquímicos, já que impulsionam a maior emissão de gases, causando alteração, degradação e poluição da atmosfera. Ressalta-se que a sensibilização da população sobre os problemas da poluição e o foco do governo para ações de mitigação de emissões considerando contextos locais podem reverter o quadro atual e estimular mudanças significativas. Os enfoques do trabalho foram: i) compreender como a composição e a quantidade de gases poluentes na atmosfera tornaram-se temas inadiáveis, considerando principalmente a saúde pública; ii) observar a relação entre a atividade do setor de transportes e a concentração de gases poluentes na atmosfera e designar estratégias que possam auxiliar na obtenção da sustentabilidade ambiental; e iii) analisar políticas de transporte terrestre em Belo Horizonte para determinar qual é a prioridade de modais na atualidade e quais locais têm maior necessidade de intervenção. Nesse cenário, foi priorizada a ideia de mudança da matriz energética veicular do serviço público. Foram consideradas linhas de metrô baseadas em sistema renovável e limpo, além de sua devida expansão. Para analisar a quantidade de emissões, foram consultados documentos e bases de dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente, visando à observação dos gases mais emitidos e ao estudo da possível melhoria da atmosfera por meio do incentivo ao uso do transporte público. Os resultados foram positivos, indicando que a implementação do novo transporte pode contribuir com a diminuição da poluição atmosférica.
Abstract: The atmosphere is an essential part of life on the Planet. It results from the interaction between biotic and abiotic environments which, if remain in a balanced dynamic, they favor the continuity of the biosphere. Therefore, the large increase in the human population, situated under the predominant validity of capitalist premises, has caused disturbances arising from the negative repercussions of industrial and technological advances and the inconsequential demographic dynamics. These issues lack effective and efficient sustainability actions. Anthropogenic practices without correct reflection of impacts are factors that have unbalanced biogeochemical cycles, as they drive greater gas emissions, causing alteration, degradation and pollution of the atmosphere. It is noteworthy that raising public awareness about pollution problems and the government's focus on emission mitigation actions considering local contexts can reverse the current situation and encourage significant changes. The focuses of the work were: i) understand how the composition and quantity of polluting gases in the atmosphere have become urgent topics, considering mainly public health; ii) observe the relationship between the activity of the transport sector and the concentration of polluting gases in the atmosphere and design strategies that can help achieving environmental sustainability; and iii) analyze land transport policies in Belo Horizonte to determine what the current modal priority is and which locations are most in need of intervention. In this scenario, the idea of changing the public service’s vehicle energy matrix was prioritized. Metro lines based on a renewable and clean system were considered, in addition to their due expansion. To analyze the amount of emissions, documents and databases from the “Fundação Estadual do Meio Ambiente” (FEAM) were consulted, aiming to observe the most emitted gases and study the possible improvement of the atmosphere by encouraging the use of public transport. The results were positive, indicating that the implementation of new transport can contribute to reducing atmospheric pollution.
Assunto: Ar - Poluição
Sustentabilidade
Transporte urbano
Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Curso de Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75878
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Priscylla_Senna_VersaoFinal.pdf3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons