Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75890
Type: Monografia (especialização)
Title: Caiu na rede é peixe? Práticas de letramento crítico em meios digitais para estudantes de 9º ano do ensino fundamental
Other Titles: Are you a fish? Critical literacy practices in digital media for 9th grade students
Authors: Jerusa Campelo de Freitas
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Carolina Bottosso de Moura
Second Referee: Francis Arthuso Paiva
Abstract: Historicamente, o trabalho docente tem sido marcado por inúmeros desafios, em que reconhecemos a Educação como um processo amplo, contínuo e dinâmico. Desde março de 2020, com o início da pandemia de Covid-19, os processos educacionais precisaram se adaptar a uma nova realidade, e entre os principais desafios enfrentados pelos docentes, está a criação de materiais didáticos que atendam às diversas demandas dos estudantes, tanto presencialmente, quanto virtualmente. Com o tempo, percebemos que a todo o momento recebemos um fluxo gigantesco de informações, mas como filtrá-las e como perceber se o que está ali disponível pode gerar conhecimento? Como suscitar o senso crítico de nossos estudantes? Como eles se colocam perante as redes sociais? Ou melhor, como as redes têm motivado engajamento por parte deles? O acesso a fatos, fotos e conteúdos diversos, provindos de fontes diferentes e nem sempre confiáveis, é facilitado para essa nova geração de estudantes, que, por sua vez, busca uma participação cada vez maior nessa rede de informações. E somos realmente protagonistas em relação àquilo que nos propomos a consumir digitalmente ou apenas nos tornamos receptáculos humanos? Assim, fazendo um contraponto a essas indagações, o projeto "Caiu na rede é peixe?" foi desenvolvido para tentar amenizar uma lacuna que se formou na Educação, o excesso de informações que nem sempre informam e o tempo que dispomos nessas redes. O projeto foi elaborado, com base no documentário O Dilema das Redes, lançado pela Netflix em 9 de setembro de 2020, que reúne ex-funcionários de empresas como Google, Facebook e Twitter para discutir os perigos das redes sociais, abordando temas sensíveis e questionando os bastidores dessas redes e seus impactos na democracia e na humanidade. O principal objetivo deste projeto, é promover a autonomia e o senso crítico de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em relação aos letramentos digitais que praticam dentro e fora da sala de aula, especialmente via smartphones. Os estudantes partirão do filme O Dilema das Redes para refletirem criticamente sobre seus próprios usos das redes digitais e mediante perguntas motivadoras sobre o filme, eles devem expor seus posicionamentos sobre quatro temas, por meio de três gêneros digitais: podcast, vídeo temático e infográfico. As produções serão agrupadas no Padlet em um mural digital, que será o principal produto do trabalho. O projeto está vinculado à área de Linguagens, especialmente aos conteúdos de Português e Língua Inglesa, mas pode ser ampliado para outras áreas do conhecimento devido à sua fundamentação em letramentos críticos. Assim, esperamos que por meio desta proposta didática, o professor consiga desenvolver uma prática em sala de aula; consistente, criativa e útil, principalmente no que tange às tecnologias digitais conectadas e seu potencial transformador.
Abstract: Historically, teaching has been marked by numerous challenges, recognizing education as a broad, continuous, and dynamic process. Since March 2020, with the onset of the Covid-19 pandemic, educational processes have had to adapt to a new reality. Among the main challenges faced by educators is the creation of didactic materials that meet the diverse demands of students, both in-person and virtually. Over time, we have realized that we constantly receive an overwhelming flow of information. But how do we filter it and determine if what is available can generate knowledge? How do we foster critical thinking in our students? How do they position themselves in relation to social networks? More importantly, how have these networks motivated their engagement? Access to facts, photos, and diverse content from various and not always reliable sources is facilitated for this new generation of students, who seek greater participation in this information network. Are we truly protagonists in what we consume digitally, or have we just become human receptacles? In response to these questions, the project "Caiu na rede é peixe?" was developed to address a gap in education: the excess of information that does not always inform and the time we spend on these networks. The project was designed based on the documentary "The Social Dilemma," released by Netflix on September 9, 2020, which features former employees of companies like Google, Facebook, and Twitter discussing the dangers of social networks. The documentary addresses sensitive topics and questions the inner workings of these networks and their impacts on democracy and humanity. The primary objective of this project is to promote the autonomy and critical thinking of 9th-grade elementary students concerning the digital literacies they practice inside and outside the classroom, especially via smartphones. Students will start from the film "The Social Dilemma" to critically reflect on their own uses of digital networks. Through motivating questions about the film, they should express their positions on four themes through three digital genres: podcast, thematic video, and infographic. The productions will be grouped on Padlet in a digital mural, which will be the main product of the work. The project is linked to the area of Languages, especially the contents of Portuguese and English, but it can be expanded to other areas of knowledge due to its foundation in critical literacies. We hope that through this didactic proposal, teachers can develop a classroom practice that is consistent, creative, and useful, especially regarding connected digital technologies and their transformative potential.
Subject: Linguagens
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75890
Issue Date: 24-Jan-2023
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons